Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de julho de 2024

Conheça o prato tailandês que já matou 20 mil pessoas no país


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 15/09/2023 às 14h40 Atualizado 21/09/2023 às 10h25
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução

Pad Thai, Som Tum e Laab e Tom Yum Goong. Essas são algumas das receitas mais conhecidas da culinária tailandesa, considerada uma das melhores do mundo. No entanto, há um prato pouco conhecido que talvez valha a pena evitar. Isso porque ele pode causar câncer e já matou mais de 20 mil pessoas no país.

Koi Pla, como é chamado, é uma receita feita com peixe cru picado e moído com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão. O prato é bastante popular nas regiões mais pobres da Tailândia, embora comê-lo apresente um risco enorme à saúde.

O motivo não são os ingredientes, mas sim o fato do peixe ter vários vermes vivendo dentro dele. Nativos de peixes de água doce, esses parasitas são responsáveis por causar câncer de fígado, uma das doenças que mais matam quando não é tratada de forma correta.

De acordo com estimativas, o Koi Pla é responsável pela morte de 20 mil pessoas na Tailândia. Essa conclusão foi alcançada por meio de um estudo no qual pesquisadores analisaram a urina da população local e perceberam que aproximadamente 80% das pessoas da comunidade tinham comido o parasita.

Leia a reportagem completa em Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Candidatos podem ser cassados a partir de regras que começam a valer hoje; veja o que está proibido


Uma série de proibições impostas aos agentes públicos começa a valer neste sábado, 6 de julho, em razão do calendário…


Uma série de proibições impostas aos agentes públicos começa a valer neste sábado, 6 de julho, em razão do calendário…