Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Médico de Harvard revela os 5 alimentos que mais envelhecem a pele


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 21/09/2023 às 09h05
Ouvir: 00:00

Ficar longos períodos exposto ao sol sem proteção e não beber a quantidade de água necessária são quesitos que contribuem para o envelhecimento. Optar por uma alimentação nada saudável é outro tópico que tende a acelerar o surgimento das rugas na pele, conforme explicou um médico com formação em Harvard em um vídeo no TikTok.

Foto: Ilustrativa/ Pixabay

Com especialização em gastroenterologia, Saurabh Sethi costuma publicar vídeos na rede social em que aconselha os mais de 265 mil seguidores. Ele posta conteúdos educativos sobre nutrição e cuidados com o fígado e o intestino. O médico se graduou pelas universidades de Harvard e Stanford, nos Estados Unidos.

1. Refrigerante

Um refrigerante geladinho alivia os dias de calor. Entretanto, a bebida rica em açúcar traz adoçantes artificiais capazes de prejudicar o viço da pele. Segundo o médico, o excesso de sacarose no organismo provoca o processo de glicação, ou seja, deteriora duas importantes proteínas, sendo elas, a elastina e o colágeno presentes na cútis.

2. Barras de chocolate

Apesar de parecerem inofensivas, as barras de chocolate trazem na composição um cacau ultraprocessado, isto é, que durante o processo de industrialização perdeu os nutrientes positivos para a saúde. Sethi esclareceu que outros ingredientes presentes no alimento ativam o envelhecimento da cútis.

3. Macarrão instantâneo

Pronto em três minutos — como aparece nas embalagens —, o macarrão instantâneo é um vilão da saúde, alegou o médico. O alimento tem altos índices de sódio e outros aditivos maléficos para o bom funcionamento do organismo.

4. Batatas fritas

Assim como o refrigerante, as batatas fritas industrializadas têm relação com o processo de glicação, capaz de acelerar os sinais de envelhecimento na cútis. Os perigos do alimento não param por aí. Devido ao preparo de fritura, óleos não saudáveis e gorduras trans estão em sua composição.

5. Carnes processadas

Não ficariam de fora do elenco elaborado pelo gastroenterologista as carnes processadas. Segundo Sethi, o alimento possui aditivos perigosos para a saúde. Consumi-lo não só afeta o colágeno da pele, mas também gera inflamações do corpo.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação