Eclipse solar poderá ser visto em Maringá; saiba o horário e programe-se
Neste sábado, 14, um dos principais eventos astronômicos de 2023 poderá ser visto nos céus de Maringá e região: o eclipse solar. Em todas as regiões do Brasil o fenômeno será visível, em algumas regiões com mais intensidade, outras menos.
No Paraná, incluindo Maringá e região, o eclipse solar será visível de forma parcial. Ou seja, será possível ver parte do sol eclipsado pela lua. Tudo dependerá, porém, das condições do tempo.
Segundo o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, um eclipse solar anular ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas o tamanho aparente da Lua não é grande o suficiente para cobrir completamente o disco solar. “Isso resulta em um anel de luz solar visível ao redor da borda da Lua, dando origem ao termo anular, que se refere a essa forma de anel”, explica.
Ainda de acordo com Zorzan, o eclipse começará às 15h30 deste sábado, mas os melhores horários para visualização ocorrem a partir das 16h, quando já se vê com clareza um pedacinho do sol sendo encoberto.
FENÔMENO RARO
O fenômeno raro também é conhecido como “anel de fogo”, e acontece, portanto quando a terra, o sol e a lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.
“É importante mencionar que os eclipses solares anulares são menos comuns do que os eclipses solares totais. Durante um eclipse solar total, a Lua cobre completamente o disco solar, resultando em um período de escuridão temporária conhecido como “totalidade”. Nos eclipses anulares, mesmo que o anel de luz seja visível ao redor da Lua, ainda é perigoso observar diretamente o fenômeno sem proteção ocular adequada, pois a intensidade da luz solar pode causar danos aos olhos”, destaca Zorzan.
O eclipse anular vai ser visível em parte do Norte e nordeste do Brasil, enquanto na região de Maringá haverá um eclipse parcial, que, segundo Zorzan, ocorre quando a Lua cobre apenas uma parte do Sol. “Então, assim, surge uma cena em que o Sol fica parecendo uma Lua minguante. Nossa região, de Maringá, vai ter entre 30 a 40% do Sol encoberto, o que já causará uma excelente visualização”, diz Zorzan.
Neste sábado, a partir das 11h30, o Observatório Nacional começa a transmissão, pelo YouTube, do eclipse para todo o Brasil. Para assistir, clique aqui.