Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

‘Abel Ferreira foi pessoalmente o pior técnico que tive’, diz jogador ex-Palmeiras e Braga


Por Agência Estado Publicado 15/11/2023 às 09h46
Ouvir: 00:00

Abel Ferreira é tido por muitos como o maior técnico da história do Palmeiras em razão dos oito títulos conquistados em seus três anos de clube. No entanto, antes de chegar ao time alviverde, o português teve alguns entreveros com alguns brasileiros.

Ao site zerozero, o atacante Dyego Sousa, de 34 anos, falou sobre sua relação com Abel Ferreira quando o lusitano foi seu treinador no Braga. O jogador afirmou que Abel foi pessoalmente seu pior treinador, mas aquele que mais o ajudou a entender o que é jogar futebol.

“É um treinador que, pessoalmente para mim, foi o pior que eu tive pela forma como me cobrava e me exigia. Àquela altura, eu ainda era cabeça dura, não gostava da forma como falava comigo e batia de frente com ele, resmungava. Mas foi um treinador que, até hoje, posso dizer – por mais que não gostasse dele como pessoa – me mostrou o que é jogar futebol e o que é se posicionar em campo”, disse Dyego.

Dyego também explicou qual argumento Abel Ferreira usava para justificar suas broncas no atacante. “Ele disse: ‘Seu companheiro faz 11 ou 12km por jogo, você faz quatro ou cinco. Você faz o gol da vitória, mas ele corre o dobrou ou o triplo por ti. Se você não correr, não vai jogar comigo'”, contou o jogador. “É isso que eu gosto, alguém que me diga que não consigo fazer. Eu vou lá e provo que faço. Como treinador, o Abel foi um dos melhores que tive”.

Certa vez, em um dos momentos mais tensos da relação com Abel, o presidente do Braga, António Salvador, tentou intervir, mas o técnico do Palmeiras usou uma frase que repetiu algumas vezes no clube alviverde. “Com o Abel eu tinha uma relação de amor e ódio. Era complicado. Houve um dia, num treino, em que ele me disse alguma coisa e eu respondi. Insultei-o e mandei-o lá para o lugar onde tinha de ir… O Salvador estava no campo, me mandou para dentro e me perguntou se eu estava maluco. Eu disse: ‘Maluco? Eu? Maluco está esse seu treinador! Se eu ficar aqui as coisas não vão dar certo’. Nessa altura, o Abel veio falar com a gente naquela sua postura bem calma e disse: ‘Presidente, não se faz bons marinheiros em mares calmos’. Aquilo me subiu e eu só disse ‘Vai para a p…'”.

Dyego passou pelas categorias de base do Palmeiras, mas apareceu para o futebol em Portugal. Nas última temporadas, porém, se encontra na Espanha. Depois de dois anos no Almería, o atacante se transferiu para o Alcorcón, equipe que ocupa a antepenúltima posição (20º lugar) na segunda divisão do Campeonato Espanhol.

Naturalizado português, Dyego fez duas partidas pela seleção lusitana em 2019, nas Eliminatórias da Eurocopa, sob o comando de Fernando Santos. Os jogos foram diante de Ucrânia e Sérvia e terminaram empatados. O atacante não teve outras chances desde então. Na atual temporada, em nove partidas, anotou quatro gols.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Guardiola presta apoio a Xabi Alonso, pressionado no Real: ‘Ele tem controle da situação’


Um dos técnicos mais vencedores do futebol mundial, Pep Guardiola saiu em defesa de Xabi Alonso, alvo de críticas da…


Um dos técnicos mais vencedores do futebol mundial, Pep Guardiola saiu em defesa de Xabi Alonso, alvo de críticas da…

Esportes

Jalen Brunson faz 35 pontos, Knicks batem Raptors e vão à semi da NBA Cup pela 1ª vez


Com uma grande atuação de Jalen Brunson, o New York Knicks fez história na noite desta terça-feira ao derrotar o…


Com uma grande atuação de Jalen Brunson, o New York Knicks fez história na noite desta terça-feira ao derrotar o…