Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Verão começa nesta sexta-feira, 22; veja como será a estação no Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 21/12/2023 às 11h35
Ouvir: 00:00
© Fábio Dias 2019
Praia de Santa Rosa, Porto Rico (PR) | Foto: Fabio Dias/Acervo EPR

O verão terá início nesta sexta-feira, 22 de dezembro, às 00h27 (horário de Brasília). A estação, que é caracterizada pela elevação das temperaturas, ainda deverá registrar ondas de calor em todo o País – como os fenômenos registrados durante a primavera.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há uma probabilidade entre 80% e 90% de que as condições de El Niño permaneçam até o trimestre março/abril/maio de 2024.

No Paraná, a estação do verão poderá registrar temperaturas acima da média para o período. No estado, as regiões da faixa norte serão as mais influenciadas pelas altas temperaturas.

Em relação às chuvas, o verão é sinalizado como o período mais chuvoso e, para este período que se inicia, os indicativos não serão diferentes dos apresentados em anos anteriores. Contudo, as chuvas registradas durante o verão não deverão ser tão intensas como as registradas ao longo da primavera.

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), faz uma análise de como será o verão no Paraná.

Em Maringá, noroeste do estado, a primeira semana do verão deverá ser mesclada entre sol, calor e chuvas. Confira a previsão para os próximos dias.

image-54
Fonte: Simepar

REGIÃO SUL

Conforme o Inmet analisa, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da média no sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, são previstas chuvas irregulares, com totais podendo atingir valores próximos ou ligeiramente abaixo da climatologia. As temperaturas devem ficar próximas ou ligeiramente acima da climatologia.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação