Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Comércio maringaense reabre movimentado com as trocas de presente


Por Brenda Caramaschi CBN Maringá Publicado 26/12/2023 às 17h00
Ouvir: 00:00
image-69-7
Foto: Brenda Caramaschi \ CBN Maringá

O primeiro dia útil após o Natal é considerado “dia mundial da troca de presentes”. Em Maringá, as lojas de rua reabriram ao meio-dia nesta terça-feira, 26, e o funcionamento vai  até as 18h; já os shoppings funcionam em horário normal nesta terça-feira, abrindo às 10h e fechando às 22h – e nos dois casos o maior movimento deve ser impulsionado pelas trocas.

O presente de Natal veio, mas em uma cor que você não gosta. Ou então, quem te presenteou errou no tamanho. Ou simplesmente o gosto de quem comprou não bate com o seu. Por lei, nenhuma loja é obrigada a trocar o produto se não apresentar nenhum tipo de defeito e o cliente só tem direito à troca do produto se não for possível a substituição das partes defeituosas ou se o vício não for sanado no prazo máximo de 30 dias.

Aí o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições, receber o dinheiro de volta ou, ainda, obter o abatimento proporcional do preço.

Mas muitas lojas oferecem o benefício da troca como uma cortesia. A Gilsiane Polçaque é gerente em uma loja de roupas que encheu assim que abriu, no início da tarde desta terça-feira. “Dia mundial da troca, mas todo mundo com um sorriso no rosto porque se não serviu o presente de Natal estamos aqui para ajudar que sirva”, diz.

Na fila das trocas estava a dona Regina Rigolin, que errou o tamanho do presente para a filha. “Comprei uma calça para ela e ficou pequena”, afirma.

E é o tamanho a principal causa de trocas na loja de calçados onde o Gustavo Silva é gerente. Mesmo não sendo obrigado a troca, ele oferece essa chance, visando, inclusive, novas vendas durante toda a semana entre o natal e o ano novo. “Já teve cinco ou seis trocas, mas não somos obrigados a trocar, mas o varejista tem um carinho com o cliente, com atendimento legal e tentamos vender mais também”, pontua.

A dona Zélia Rodrigues trocou o presente do amigo secreto por outro um pouco mais caro. “Uma sandália, era o mesmo número, mas ficou sobrando. No entanto, troquei por outra e paguei a diferença”, diz.

Para quem fez compra online, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor define que caso o comprador se arrependa da compra efetuada por qualquer motivo, ele poderá cancelá-la em até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Desse modo, ele terá a devolução integral dos valores pagos, inclusive frete.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação