Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de outubro de 2024

Estudo internacional encontra produtos químicos plásticos em alimentos do McDonald’s e Burger King


Por Redação GMC Online Publicado 08/01/2024 às 14h00
Ouvir: 00:00

A Consumer Reports, uma associação de defesa do consumidor nos Estados Unidos, revelou recentemente que encontrou metais pesados em chocolates de marcas famosas – leia aqui. Agora, os cientistas da entidade alertam para a a presença “generalizada” de plásticos em diversos alimentos comercializados no país, incluindo redes de fast-food como McDonald’s e Burger King, em um estudo divulgado na quinta-feira, 4. Importante destacar que na pesquisa não foram analisados alimentos de redes brasileiras.

hambúrguer
Grilled cheeseburger meal with fries and salad generated by artificial intelligence

No estudo, a associação destacou que 84 dos 85 alimentos de supermercado e fast-food recentemente testados continham “plastificantes” conhecidos como ftalatos, substâncias químicas utilizadas para tornar o plástico mais durável. Em muitos casos, os níveis de ftalatos foram considerados elevados, sem depender do tipo de embalagem ou categoria específica de alimento.

Hamburgers, nuggets e batatas fritas, assim como suas embalagens, de grandes redes de fast-food como Wendy’s, Burger King e McDonald’s, apresentaram níveis elevados de ftalatos. No entanto, a associação ressaltou que nenhum dos níveis excedeu as limitações estabelecidas por agências reguladoras dos EUA e da Europa.

A análise apontou ainda que 79% das amostras de alimentos continham bisfenol A, conhecido como BPA, e outros bisfenóis, produtos químicos derivados do plástico.

Segundo a Consumer Reports, o problema reside na variedade de maneiras pelas quais esses produtos químicos entram no organismo humano. Inicialmente, os esforços para limitar a exposição focaram nas embalagens, mas descobriu-se que os ftalatos, por exemplo, podem entrar nos alimentos durante o processamento, originando-se de tubos, correias transportadoras e luvas utilizadas nessa fase de preparação. Eles podem até penetrar diretamente na carne e nos produtos por meio de água e solo contaminados.

Tanto os ftalatos quanto os bisfenóis são produtos químicos derivados do plástico e podem impactar a saúde humana de várias maneiras, interferindo, por exemplo, na produção e regulação de hormônios como o estrogênio. Isso pode contribuir para um aumento do risco de problemas de saúde como defeitos congênitos, câncer, diabetes, infertilidade, parto prematuro, problemas neurológicos e obesidade, desenvolvendo-se ao longo de décadas.

“Ao contrário de um acidente de avião, onde todos morrem ao mesmo tempo, as pessoas que morrem por causa disso morrem ao longo de muitos anos”, destaca o pediatra Philip Landrigan, diretor do Programa para a Saúde Pública Global e o Bem Comum do Boston College, em comunicado.

Uma preocupação adicional é que esses produtos químicos não podem ser completamente evitados, e seus efeitos nocivos podem se acumular. Portanto, a exposição constante, mesmo a pequenas quantidades, pode aumentar os riscos para a saúde. Além disso, embora o corpo humano seja eficiente em eliminar bisfenóis e ftalatos, a exposição contínua implica que entram no sangue e tecidos quase tão rapidamente quanto são eliminados.

Com informações de O Globo

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como fica a tarifa de ônibus em SP?


O prefeito Ricardo Nunes (MDB), reeleito no domingo, 27, para mais quatro anos à frente da Prefeitura de São Paulo,…


O prefeito Ricardo Nunes (MDB), reeleito no domingo, 27, para mais quatro anos à frente da Prefeitura de São Paulo,…

Geral

Gravidez após os 35 anos: quais os riscos? É possível contorná-los?


Cada vez mais mulheres dão à luz depois dos 35 anos, quando a gestação passa a ser considerada de risco….


Cada vez mais mulheres dão à luz depois dos 35 anos, quando a gestação passa a ser considerada de risco….

Geral

Major aposentado da PM e mulher são sequestrados em SP; suspeito é preso


Um homem de 36 anos foi preso em flagrante, sob suspeita de sequestro, na noite do sábado, 26, na Rua…


Um homem de 36 anos foi preso em flagrante, sob suspeita de sequestro, na noite do sábado, 26, na Rua…