Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Elci Nakamura deixa a coordenação de jornalismo da CBN Maringá


Por Redação GMC Online com CBN Maringá Publicado 31/01/2024 às 17h19
Ouvir: 00:00
image-58-34
Foto: Arquivo/Grupo Maringá de Comunicação

Desde o início da fundação da CBN Maringá na cidade quem esteve à frente da coordenação de jornalismo foi a jornalista Elci Nakamura. Depois deste um quarto de século, e mais de 40 anos de carreira, Elci decidiu se aposentar do jornalismo diário.

Ela tem daqui para frente uma missão que é levada muito a sério pelos descendentes japoneses: estar mais perto da família para cuidar da mãe que mora em Londrina.

Foram 25 anos de uma coordenação impecável. Neste período, a CBN Maringá conquistou dezenas de prêmios de jornalismo e deu show em grandes coberturas, como todas as eleições municipais e nacionais destes últimos 25 anos.

Profissionais que passaram pela rádio que toca notícia guardam a mesma impressão: uma jornalista dedicada, disciplinada, coerente, justa e sábia. Nestes 25 anos, Elci ajudou a formar muitos profissionais. Jornalistas como Everton Barbosa, hoje assessor de Comunicação da Arquidiocese de Maringá.

“Elci foi mais que minha gerente de jornalismo, de fato foi minha professora, acreditou em mim e sempre nos direcionou pelo caminho da ética. Uma caractéristica forte desta mulher é a maturidade do olhar e da segurança que ela transmite ao emitir uma opinião sobre o direcionamento de um enfoque e de difícieis coberturas jornalísticas. Com a Elci a redação ficava mais segura, no entanto, sem ela pairava insegurança. Muito obrigado, Elci pela sua dedicação ao jornalismo. Certamente o jornalismo maringaense sentirá sua falta, mas o bom é que o legado fica”, diz.

O secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, também começou como estagiário na CBN Maringá. “Nas recordações que guardo da Elci eu tenho uma em que ela falava para sempre buscarmos ouvir os dois lados, sempre sermos éticos e de fato, fazer uma boa apuração”, aponta.

E não estamos falando apenas sobre formar um profissional. É muito mais do que isso. É sobre a generosidade de uma palavra amiga, de um incentivo, um estímulo. Carina Bernardino, que trabalhou como produtora e repórter por mais de 10 anos na CBN, também é muito grata pelo aprendizado neste período.

“Eu costumo dizer que a Elci Nakamura foi a minha mãe no jornalismo. Eu a conheci em 2009 por telefone quando trabalha em uma assessoria de imprensa de uma faculdade. Ela ligou, procurando um entrevistado para o CBN Saúde e na conversa ela me falou que tinha uma vaga de estágio. Fui até a emissora, fiz a entrevista e fui contratada para trabalhar por um ano e meio até o fim da faculdade de jornalismo, porém minha estadia na emissora se estendeu por mais de uma década. Foram dez anos e cinco meses de aprendizado profissionais e pessoais que eu levarei para a vida toda”, afirma.

Além disso, por trás dos microfones, os operadores técnicos também têm muito a agradecer a Elci, que sempre esteve atenta às necessidades da equipe, disposta a ajudar dentro e fora do ambiente de trabalho, a qualquer horário. O operador de áudio  Elias dos Santos é testemunha desta dedicação. “Um fato que me marcou bastante foi em 2016 quando estava indo trabalhar, sofri um acidente e quando fui socorrido pedi para ligarem para a Elci. Naquele momento ela já atendeu e entendeu o que tinha acontecido, mas para minha surpresa a Elci foi para o hospital em que estava e ficou o tempo todo ao meu lado até o momento em que me deram alta. Isso me marcou bastante, pois ela sempre foi uma grande líder na empresa e a parte muito humana que ela sempre teve com toda a equipe. Obrigado, Elci” relata.

O profissionalismo de Elci é atestado pela Rede CBN. O coordenador de afiliadas Luiz Nascimento diz que Elci conhece, respeita e segue como poucos a identidade CBN. “Ela é uma referência quando se trata do jornalismo da CBN. Ela se tornou não só pelo tempo em que esteve à frente da coordenação, mas se destacou pelo profissionalismo e ter entendido como poucos a indentidade da CBN. Nós da Rede CBN agradecemos por tantos anos de parceria e por ter ajudado a construir uma história tão linda na CBN Maringá”, explica.

É claro que esta reportagem vai deixar muitos relatos de fora. A gente precisava de uma série para abarcar tanta história. Mas para encerrar, a palavra do diretor-geral do Grupo Maringá de Comunicação, Alexandre Barros. “Falar a respeito da Elci é muito fácil, é muito gratificante. Nesses 22 anos em que eu tive a honra de trabalhar com ela foi a minha âncora moral e ética no jornalismo, ela conduziu brilhantemente os trabalhos jornaísticos do Grupo Maringá de Comunicação, além disso, sempre foi uma pessoa sensata, tinha sempre uma palavra que acalmava a equipe e ajudava a orientar o grupo a escolher o caminho certo. Elci formou a primeira equipe desta rádio, treinou, lançou em Maringá a primeira emissora “all news” e conduziu essa emissora até hoje”, ressalta.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação