Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de janeiro de 2025

Maringá FC vence o São Joseense no WD e é líder do Paranaense

Depois de um primeiro tempo em marcha lenta, o Tricolor melhorou na etapa final e venceu o São Joseense por 2 a 1


Por Felippe Gabriel Publicado 05/02/2024 às 22h23
Ouvir: 00:00
maringafc_1707178274_3296372740741604955_2216905875
O Tricolor melhorou de rendimento no segundo tempo e conseguiu sair com a vitória | Foto: Rodrigo Araújo / MFC

Com gols de Rodrigo e Robertinho, o Maringá FC venceu o São Joseense por 2 a 1 no Estádio Regional Willie Davids, na noite desta segunda-feira, 5, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Paranaense. Wellissol marcou o gol do time visitante. 

Com mais um triunfo, o Tricolor Maringaense manteve a liderança da competição, com 14 pontos. O Athletico tem a mesma pontuação na segunda colocação, mas perde no número de gols marcados, dez contra 11 do Dogão.

O Maringá FC volta a campo na próxima quinta-feira, 8, às 20h30, contra o Azuriz, em Pato Branco.

O JOGO

O que vinha sendo a tônica do campeonato se manteve: jogando em casa, o Tricolor foi escalado com o esquema tático tradicional, com quatro defensores, três meias e três atacantes. Jogando longe do WD, Jorge Castilho tem escalado o time com três zagueiros. 

Para a partida desta noite, Rafael William foi o titular no gol, no lugar de Dheimison, que saiu no intervalo da última partida contra o Operário, após sentir o joelho. No ataque, Robertinho e Bruno Lopes tiveram a oportunidade de iniciar entre os 11. Além disso, Ronald — suspenso — deu lugar a Tito.

E um fato curioso da partida se deu com o goleiro do São Joseense. A equipe estava com os três goleiros do time principal machucados, e precisou escalar Gustavo, de apenas de 16 anos de idade, para iniciar a partida.

O Tricolor Maringaense ainda estava invicto e mirava continuar na liderança da competição. Com os resultados da rodada, o Athletico havia chegado à ponta momentaneamente. Já o São Joseense buscava sua primeira vitória e somava apenas dois pontos, na lanterna da tabela.

A expectativa era de que o Maringá dominasse o São Joseense e vencesse com tranquilidade. Mas a primeira etapa da partida foi de pouca inspiração do Tricolor. Em um ritmo cadenciado, o time não criava tantas jogadas de perigo e errava quando chegava ao ataque. 

Ainda no início, Rodrigo contou com um desvio na zaga adversária para abrir o placar, aos 11’. Depois disso, o time foi castigado pela inatividade e a pouca criação do meio-campo. Uma saída de bola equivocada resultou no gol de Wellissol já nos acréscimos, empatando a partida.

O segundo tempo correspondeu mais às expectativas. O São Joseense até começou melhor, mas o Maringá equilibrou a partida e começou a criar boas chances. Aos 16’, chegou ao segundo gol com um belo chute de Robertinho e depois disso só deu Maringá. Pressionando no ataque, o Tricolor poderia ter ampliado, principalmente pelos vários erros do adversário na defesa. No fim, o atacante Moraes ainda perdeu dois gols cara a cara com o goleiro. 

O Maringá poderia ter jogado melhor contra o lanterna, mas conseguiu o resultado positivo para se manter na liderança do campeonato.

1º tempo

O primeiro lance claro foi um gol perdido de Robertinho, para o Maringá. Depois de receber cruzamento rasteiro pela esquerda, o atacante — sozinho no meio da área — se atrapalhou todo e furou a bola.

Propondo o jogo e segurando a bola no ataque, o Maringá conseguiu um escanteio e chegou ao primeiro gol, aos 11’. Na cobrança, a bola ficou sobrevoando a área e Rodrigo decidiu cabecear para a meta. O lateral Taygor, do São Joseense, acabou desviando a bola e tirou totalmente o goleiro Gustavo da jogada, que não pôde fazer nada.

O jogo tinha o ritmo cadenciado e o Maringá não sofria tanto na defesa. Por outro lado, também não pressionava no ataque, chegando algumas vezes sem tanto perigo. Num geral, o controle era do Dogão, que forçava muito as jogadas pelos lados do campo, principalmente na direita com as boas combinações entre Robertinho e Marcos Vinícius.

Ainda no primeiro tempo, Bruno Lopes teve uma chance de cabeça e Zé Vitor arriscou de fora área, mas as duas finalizações foram para fora.

Os minutos finais foram de intensidade do Maringá, que tentava ampliar o placar para sair para o intervalo com uma vantagem maior. Mas quem conseguiu chegar ao gol foi o São Joseense (45’). 

Rafael William deu um chutão errado para frente e o volante Breno, de peixinho, mandou a bola novamente para a área defensiva do Dogão. A defesa maringaense estava desarmada e a bola foi direto para o atacante Wellissol, que nem precisou dominar e mandou no cantinho.

As duas equipes ainda tiveram chances, mas o placar continuou empatado.

2º tempo

O São Joseense voltou melhor e teve a primeira chance do segundo tempo. Após lançamento da zaga, Adiel ganhou dos zagueiros e a bola sobrou para Wellissol, que encontrou Fernando pelo meio. O capitão do time visitante bateu de primeira e arriscou de longe, para boa defesa de Rafael William.

O Maringá foi equilibrando as ações e teve um gol anulado aos 9’, após posição irregular de Marcos Vinícius, gerando muita reclamação por parte dos jogadores.

Aos 14’, em cobrança de falta da intermediária, Fernando mandou direto para o gol e obrigou o gigante Rafael William fazer uma linda defesa, buscando a bola no ângulo e mandando para escanteio.

No lance seguinte, o Maringá foi para o ataque e ampliou o placar. Marcos Vinícius cobrou lateral direto para a área, a defesa tentou afastar mas a bola caiu nos pés de Robertinho, que dominou e bateu firme no canto oposto do goleiro.

Com o gol, o Tricolor pareceu acordar para a partida. Jorge Castilho sacou Bruno Lopes, que não fazia um bom jogo, e reforçou o meio campo com Iago Santana, adiantando Serginho para o centro do ataque.

O Maringá pressionava e chegou com perigo em cobrança de escanteio de Serginho e com um foguete de Negueba, para boa defesa de Gustavo..

Aos 31’, foi a vez do São Joseense sair jogando errado. O Dogão recuperou a bola e trocou passes com qualidade até chegar em Serginho, que não deixou a bola cair e mandou uma bomba para o gol. O chute desviou na defesa e, caprichosamente, acertou o travessão antes de sair em escanteio.

Depois de ficar em desvantagem novamente, o São Joseense não criou mais. Já o Maringá insistia nos ataques e queria marcar mais gols. Para renovar o fôlego, Jorge Castilho substituiu todos os atacantes por novas peças e continuou a pressão.

Em dois lances, os maringaenses pediram pênalti, mas nada marcou a arbitragem.

Aos 40’, Mirandinha cobrou falta pela esquerda com efeito e obrigou Gustavo a se esticar todo para fazer a defesa.

No último minuto da etapa regular, o São Joseense teve mais um erro na saída da defesa. Com a posse, Mirandinha partiu em velocidade, driblou a marcação e tocou para Moraes, sozinho na área, chutar em cima do goleiro e perder um gol claro.

O atacante ainda perdeu outra chance incrível nos acréscimos, cara a cara com o goleiro Gustavo, após bom cruzamento de Marcos Vinícius.

maringafc_1707179856_3296386016351201969_2216905875
Robertinho marcou o segundo gol do Maringá em um lindo chute | Foto: Fernando Teramatsu / MFC

A bola parou de rolar no WD, mas ela continua na CBN Maringá. Nesta quarta-feira, 7, o Galo Maringá vai enfrentar o Andraus, em Campo Largo, às 16h. Na próxima segunda-feira, 12, às 19h, a seleção do rádio comenta, no CBN Esportes, todos os detalhes dos times maringaenses no Campeonato Paranaense. 

Acompanhe no YouTube da CBN Maringá ou no radinho 95,5 FM.

FICHA TÉCNICA

Maringá FC x São Joseense – 6ª rodada do Campeonato Paranaense

Data e hora: 05 de fevereiro de 2024, às 20h00 (de Brasília)
Local: Estádio Regional Willie Davids – Maringá (PR)
Árbitro: Maycon Brito de Freitas
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e Matheus Gurski Szymczak
4º árbitro: David Herik Pinho
Cartões amarelos: Rodrigo (15’ 1T), Tito (38’ 1T), Bryan (47’ 1T), Marcos Vinícius (28’ 2T), Caíque (46’ 2T), Mariano (47’ 2T), Moraes (48’ 2T)
Cartões vermelhos:
Gols: Rodrigo (11’ 1T), Wellissol (45’ 1T), Robertinho (16’ 2T)

Maringá FC: Rafael William; Marcos Vinícius, Vilar, Tito, Caíque; Rodrigo (Lucas Bonifácio, 44’ 2T), Zé Vitor, Serginho (Pedrinho, 35’ 2T); Robertinho (Mirandinha, 35’ 2T), Negueba (Moraes, 35’ 2T), Bruno Lopes (Iago Santana, 20’ 2T). Técnico: Jorge Castilho.

São Joseense: Gustavo; André Krobel (Bertram, 28’ 2T), Áquila, Rildo, Taygor; Breno (Naílson, 40’ 2T), Bryan (Caio, 1’ 2T), Vitor Carré; Fernando Gabriel (Alex, 34’ 2T), Adiel (Mariano, 34’ 2T), Wellissol. Técnico: Ageu Gonçalves.

Público total: 6.392
Público pagante: 382
Público não pagante: 6.010
Renda total: R$ 128.760,00

*Correção: Inicialmente, o primeiro gol do Maringá FC havia sido assinalado pela arbitragem como gol contra de Taygor, lateral do São Joseense. Porém, na súmula da partida divulgada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), o gol foi atribuído ao volante Rodrigo, do Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação