29 de agosto de 2025

Reino Unido pode ser atingido por ‘chuva de sangue’; conheça fenômeno


Por Redação GMC Online Publicado 06/02/2024 às 09h13
Ouvir: 03:00
image-14-3
Foto: Ilustrativa/Reprodução

As previsões meteorológicas apontam que o Reino Unido, situado no noroeste da Europa, deve ser atingido por um fenômeno peculiar nesta semana. A região deve ser afetada por uma “chuva de sangue”.

A possibilidade de ocorrência do fenômeno levanta diversas questões, como, por exemplo, o que é ‘chuva de sangue’?

A equipe de reportagem da BBC News entrou em contato com a Met Office, serviço nacional de meteorologia britânico, que deu detalhes sobre isso. Conforme a instituição, o termo “chuva de sangue” refere-se à precipitação que transporta partículas de areia dos desertos. As tempestades no deserto do Saara, localizado a mais de 3 mil quilômetros de distância, frequentemente agitam a poeira, que é então transportada em direção ao Reino Unido.

Por conta da existência de poeira, a chuva apresenta uma pigmentação avermelhada e, ao secar, deixa uma fina camada de poeira da mesma cor.

Essa poeira é capaz de cobrir casas, carros e objetos que fiquem ao ar livre, mas para que deixe um resíduo, ela precisa ser uma chuva breve.

Em entrevista à BBC, o meteorologista Marco Petagna, da Met Office, destacou que a chuva deve ocorrer nos próximos dias. “A poeira saariana está sendo transportada para o norte e vai afetar o Reino Unido nos próximos dias, após as recentes tempestades de poeira no norte da África”, afirmou.

Especialistas apontam que a ocorrência desse fenômeno é comum na região sul da Europa, pois é um setor próximo ao deserto do Saara. Mas a chuva de areia também pode viajar longas distâncias e acontecer em áreas como a Escandinávia.

A “chuva de sangue” ocorre algumas vezes por ano no Reino Unido, afirmam os especialistas. No entanto, a poeira vista geralmente é amarela ou marrom e misturada em concentrações muito baixas — o que faz a chuva parecer comum.

“Como em outras partes do mundo, o vento pode soprar fortemente sobre os desertos – levantando poeira e areia para o alto do céu. Se os ventos na parte superior da atmosfera soprarem para o norte, a poeira pode ser transportada até ao Reino Unido”, explica o Met Office.

As informações são do TNOnline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Estudo conclui que as mudanças climáticas tornaram incêndios na Europa ainda mais violentos


As mudanças climáticas fizeram com que os incêndios florestais na Turquia, Grécia e Chipre neste verão queimassem com muito mais…


As mudanças climáticas fizeram com que os incêndios florestais na Turquia, Grécia e Chipre neste verão queimassem com muito mais…

Geral

PRF pega 150 quilos de cocaína e 100 iPhones dentro de viatura falsa da Receita


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã desta quinta-feira, 28, por volta de 8 horas, um carregamento de 152 quilos…


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã desta quinta-feira, 28, por volta de 8 horas, um carregamento de 152 quilos…