Qual o segredo da longevidade? Paranaense de 122 anos tem a resposta
Sebastião Batista dos Santos é famoso em Coronel Vivida, cidade no sudoeste do Paraná com pouco mais de 23 mil habitantes. A fama se justifica e nos documentos, que atestam sua longa vida. Nascido em 1902, o paranaense tem 122 anos.
De acordo com sua certidão de nascimento, Sebastião Batista dos Santos veio ao mundo em 15 de março de 1902, na cidade de Mangueirinha, localizada no centro-sul do Paraná.
“Estou muito contente, graças a Deus. Muito contente. A gente passa o que tem que passar, mas quem manda é o nosso Pai do Céu”, afirmou Sebastião, no dia de seu aniversário de 122 anos. A fé em Deus, inclusive, é a receita para viver muito e viver bem, de acordo com ele. Em entrevista à RicTV, em 2017, Sebastião disse que o segredo da longevidade é se apegar com Deus. “Se Ele colocu a gente no mundo, sabe o que está fazendo”.
O paranaense de 122 anos nasceu em Mangueirinha, mas desde muito novo mora em Coronel Vivida. Ele sempre trabalhou na roça e sempre se alimentou com aquilo que é plantado e colhido, direto da terra.. Outro dom de Sebastião é a música – ele toca acordeon.
Longevidade
Centenários representam uma fatia pequeníssima da população brasileira. São 37.814 pessoas (27.244 mulheres e 10.570 homens) que cruzaram a linha de um século de vida.
Os números na casa do milhar parecem modestos diante do total de 203.080.756 habitantes, mas, comparando as somas do Censo de 2010 e a contagem do Censo de 2022, o número de “superidosos” cresceu 66,7% (15.138 pessoas a mais). O dado é indicador da longevidade ascendente da população.
De acordo com o demógrafo Marcio Minamiguchi, do IBGE, esses números podem parecer “curiosidades estatísticas”, uma vez que “a probabilidade de chegar nessas idades extremas é pequena”.
Mas, na sua avaliação, o que é mais interessante é que “o fato de ter mais centenários está associado à possibilidade de ter um número maior de pessoas com seus 60, 70, 80 e 90 anos”.
Veja:
As informações são da Catve.