Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de dezembro de 2025

Bruno Fratus anuncia ausência em seletiva e não irá a Paris-2024: ‘Cheguei ao meu limite’


Por Agência Estado Publicado 30/04/2024 às 14h32
Ouvir: 00:00

Bruno Fratus anunciou nesta terça-feira que não vai participar da seletiva olímpica de natação, entre os dias 6 e 11 de maio, no CT Olímpico da Aeronáutica, no Rio. Com isso, o medalhista de bronze em Tóquio está fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O motivo da ausência é uma sequência de cirurgias e lesões que atrapalharam a recuperação e a preparação do nadador.

Desde a medalha conquistada nos 50 metros livre em Tóquio, Fratus passou por três cirurgias no ombro direito e outra no joelho esquerdo em apenas 17 meses, entre setembro de 2022 e fevereiro de 2024. Ele ainda tinha expectativa de participar da quarta olimpíada, mas as lesões o impediram.

“É uma decisão muito difícil, mas preciso recuperar meu corpo e minha mente. Trabalhei muito para superar as lesões e as cirurgias dos últimos anos. Ficar fora dos Jogos de Paris é um golpe duro. Não consegui me preparar da maneira como gostaria, como deveria, foram períodos longos de recuperação, meses de dores, limitação de movimentos, e isso tudo impactou demais no planejamento. Tentei até onde pude, me dediquei ao máximo, mas cheguei ao meu limite físico, mental e emocional. É muito difícil aceitar isso”, contou Fratus, que tomou a decisão para “priorizar o humano por trás do atleta”, com apoio da família, equipe e médicos.

O ombro direito foi o que mais “doeu” nesse período. A lesão crônica o levou a três intervenções, o que prejudicou a regularidade e a confiança de Fratus. “Não estou em condições de nadar o meu melhor. É uma constatação dura, mas seria incoerente e egoísta ir até Paris sabendo que não estou em condição de representar o Time Brasil de forma adequada, sem a certeza de estar em plenas condições de lutar pelo ouro”, opinou.

A primeira Olimpíada de Fratus foi em Londres, no ano de 2012. Ele conquistou o quarto lugar na prova dos 50 metros nado livre com o tempo de 21s61. A marca foi apenas dois centésimos atrás de César Cielo, que ficou com o bronze. Na Rio-2016, o nadador vinha de um ciclo vitorioso após uma cirurgia no ombro esquerdo. Ele chegou como campeão Pan-Americano no revezamento 4×100 e prata nos 50 metros livre. Na Olimpíada, porém, o desempenho foi abaixo, e ele acabou em sexto na prova individual. A volta por cima veio em Tóquio, quando Fratus chegou à terceira final olímpica nos 50 metros livre. Com 21s57, ele levou o bronze.

Fratus fará uma nova avaliação médica do ombro direito. A partir disso, ele deve conhecer como será o calendário de competições para o segundo semestre. Os Jogos Olímpicos de Paris começam em 26 de julho e vão até 11 de agosto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Real Madrid bate Alavés com gol de Rodrygo e assistência de Vini Jr. para alívio de Xabi Alonso


O Real Madrid saiu na frente, cedeu o empate, mas em uma jogada brasileira (com assistência de Vini Jr. e…


O Real Madrid saiu na frente, cedeu o empate, mas em uma jogada brasileira (com assistência de Vini Jr. e…

Esportes

Briga entre torcedores de Vasco e Fluminense é registrada antes de duelo pela Copa do Brasil


Uma briga envolvendo torcedores de Vasco e Fluminense foi registrada na tarde deste domingo, em bairros da Zona Norte do…


Uma briga envolvendo torcedores de Vasco e Fluminense foi registrada na tarde deste domingo, em bairros da Zona Norte do…

Esportes

Luís Castro destaca ‘história rica’ do Grêmio e recebe boas-vindas de Felipão


Luís Castro se manifestou pela primeira vez neste domingo após ter sido anunciado como novo técnico do Grêmio. Em seu…


Luís Castro se manifestou pela primeira vez neste domingo após ter sido anunciado como novo técnico do Grêmio. Em seu…