Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de dezembro de 2025

Brasil é escolhido como país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027


Por Agência Estado Publicado 17/05/2024 às 08h08
Ouvir: 00:00
image-58-9
Foto: FIFA

O Brasil confirmou o favoritismo e foi o escolhido para ser o país-sede da Copa do Mundo feminina de 2027. A decisão ocorreu durante o 74º Congresso da Fifa na madrugada desta sexta-feira, em Bangcoc, na Tailândia, e teve o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, o ministro do Esporte, André Fufuca, a coordenadora de competições femininas da CBF, Aline Pellegrino, e as jogadoras Formiga e Kerolin como alguns dos representantes do País.

Esta foi a primeira vez que a escolha da sede do torneio de futebol feminino foi determinada pelo Congresso da entidade, que tem 211 filiados. Antes, a decisão ficava nas mãos do Conselho, que é composto por 36 membros. O Brasil tinha como concorrente a candidatura conjunta formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Como os países em disputa não podem votar, participaram do processo 207 eleitores que integram as federações de futebol nacional associadas à Fifa.

Ednaldo Rodrigues e a comitiva brasileira chegaram à Tailândia com foco em angariar cada vez mais votos, e o esforço deu certo. No Congresso, 119 foram favoráveis à Copa feminina no Brasil, e 78 escolheram os países europeus. Além disso, 10 se abstiveram. Com o resultado, o Mundial feminino desembarcará na América do Sul pela primeira vez e tem o País como anfitrião inédito.

A oficialização da candidatura brasileira para sediar a competição ocorreu em dezembro de 2023, durante uma reunião na sede da Fifa, na Suíça. Na ocasião, Ednaldo destacou que todos estavam “confiantes” de que a Copa do Mundo feminina de 2027 seria no Brasil.

image-58-11
Foto: FIFA

O projeto apresentado aponta 10 sedes: Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Arena Pantanal (Cuiabá), Castelão (Fortaleza), Arena da Amazônia (Manaus), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Pernambuco (Recife), Fonte Nova (Salvador), Neo Química Arena (São Paulo) e Maracanã (Rio de Janeiro). O planejamento prevê o estádio carioca como palco tanto da abertura quanto do encerramento da competição.

Além do Brasil e do trio europeu, a disputa inicialmente também tinha África do Sul e Estados Unidos e México, que se uniram e apresentaram projeto conjunto. O país africano desistiu de concorrer ainda no ano passado e deve tentar novamente na próxima edição. A dupla da América do Norte retirou a candidatura em abril e declarou foco em sediar a Copa feminina de 2031, o que deixou apenas dois postulantes.

As informações são da Agência Estado.2

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Abel Ferreira renova contrato com o Palmeiras até fim de 2027: ‘Nossa história continua’


O Palmeiras anunciou a renovação de contrato com o técnico português Abel Ferreira. O novo vínculo do comandante é válido…


O Palmeiras anunciou a renovação de contrato com o técnico português Abel Ferreira. O novo vínculo do comandante é válido…

Esportes

Guardiola presta apoio a Xabi Alonso, pressionado no Real: ‘Ele tem controle da situação’


Um dos técnicos mais vencedores do futebol mundial, Pep Guardiola saiu em defesa de Xabi Alonso, alvo de críticas da…


Um dos técnicos mais vencedores do futebol mundial, Pep Guardiola saiu em defesa de Xabi Alonso, alvo de críticas da…

Esportes

Jalen Brunson faz 35 pontos, Knicks batem Raptors e vão à semi da NBA Cup pela 1ª vez


Com uma grande atuação de Jalen Brunson, o New York Knicks fez história na noite desta terça-feira ao derrotar o…


Com uma grande atuação de Jalen Brunson, o New York Knicks fez história na noite desta terça-feira ao derrotar o…