26 de julho de 2025

Asteroide ‘assassino’ do tamanho do Everest se aproximará da Terra nesta quinta-feira; veja como observar


Por Redação GMC Online Publicado 27/06/2024 às 10h46
Ouvir: 03:31
Spaceship orbits planet in galaxy starry night sky, exploring deep generated by AI
Foto: Ilustrativa/Freepik.

Nesta quinta-feira, 27, um enorme asteroide conhecido como ‘assassino de planetas’ fará sua maior aproximação com a Terra dos últimos 125 anos. Medindo entre 1,7 a 3,9 quilômetros de largura (segundo o site SpaceReference.org), o 2011 UL21 é uma montanha do tamanho do Monte Everest que viaja a 93 mil quilômetros por hora.

Segundo o professor e astrônomo amador de Maringá, Maico Zorzan, asteroide é um corpo rochoso, que pode ser metálico ou não, que é pequeno demais para ser um planeta, e que difere dos cometas por não tere tanta poeira e não deixare cauda gasosa para trás. “São sobras da formação do sistema solar. Esse de hoje, por exemplo, é uma rocha com o tamanho do Everest, muito pequeno se comparado com outros asteroides maiores, mas com tamanho suficiente para causar muito estrago se cair em algum planeta. É um asteroide ‘potencialmente’ perigoso, pois está próximo da Terra, tem órbita relativamente próxima, e foi descoberto em 2011 pelo observatório Catalina do Arizona”, explica.

Segundo o site TecMundo, embora classificado como ‘potencialmente perigoso’, pela sua capacidade de destruição em escala planetária, o 2011 UL21 passará a 6.641.274 quilômetros do nosso planeta. Orbitando o Sol uma vez a cada 3,09 anos, o objeto espacial é maior do que 99% dos asteroides próximos da Terra (NEAs) conhecidos, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). “Comparado a outros ‘assassinos gigantes’ que já passaram pela Terra, o asteroide 2011 UL21 é um pouco modesto, medindo cerca de dez vezes menos do que a maior rocha espacial que já atingiu nosso planeta, o asteroide Vredefort (que formou a cratera gigante do mesmo nome), e pelo menos cinco vezes menor do que a famosa rocha que exterminou os dinossauros”, diz o TecMundo.

Como observar a passagem do asteroide 2011 UL21 pela Terra?

Segundo Zorzan, será possível observar o asteroide com um telescópio razoavelmente grande, mas a olho nu não é possível. “A melhor forma de assistir é pelo Virtual Telescope Project, online”, diz.

A transmissão ao vivo realizada pelo Projeto Telescópio Virtual (VTP), espelhará a visão do asteroide pelo Observatório Astronômico Bellatrix de Ceccano, na Itália. A transmissão começará às 17h (horário de Brasília) desta quinta-feira, e a aproximação ocorrerá cerca de 15 minutos depois.

Nos dias 28 e 29 de junho, o asteroide também estará visível no céu noturno, com uma luminosidade semelhante à de Proxima Centauri, podendo ser visualizado apenas com o uso de um telescópio.

Ver o 2011 UL21 é uma oportunidade única, pois o asteroide só estará tão próximo da Terra em 2089, quando passará novamente a cerca de 2,7 milhões de quilômetros do planeta, o que é pelo menos 2,5 vezes mais perto do que a atual aproximação, conforme o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Com informações da TecMundo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Juiz que atropelou ciclista após beber paga fiança de R$ 40 mil e é libertado


O juiz aposentado Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior, de 61 anos, preso na quinta-feira, 24, após dirigir bêbado com uma…


O juiz aposentado Fernando Augusto Fontes Rodrigues Junior, de 61 anos, preso na quinta-feira, 24, após dirigir bêbado com uma…

Geral

O que se sabe sobre o juiz que atropelou ciclista em SP ao dirigir embriagado com mulher nua


Um juiz aposentado foi preso na manhã desta quinta-feira, 24, depois de atropelar uma ciclista na cidade de Araçatuba, interior…


Um juiz aposentado foi preso na manhã desta quinta-feira, 24, depois de atropelar uma ciclista na cidade de Araçatuba, interior…

Geral

Funcionário passa mal e fica preso no topo de torre de celular em SP


Um funcionário sofreu mal súbito no topo de uma torre de celular com aproximadamente 20 metros de altura, precisando ser…


Um funcionário sofreu mal súbito no topo de uma torre de celular com aproximadamente 20 metros de altura, precisando ser…