Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Conheça a história de Valdevino dos Santos, o coletor de lixo mais antigo de Maringá


Por Rafael Bereta Publicado 07/07/2024 às 17h50
Ouvir: 00:00

Há 36 anos, Valdevino dos Santos de Souza, conhecido como ‘Paulão’, trabalha na coleta de lixo em Maringá. Aos 57 anos, ele compartilha uma trajetória marcada por dedicação e amor à profissão. Valdevino iniciou sua carreira em 1988, após deixar o emprego de segurança na Prefeitura de Maringá para se aventurar no ramo da limpeza urbana, que oferecia melhores oportunidades.

image-40-4
Com o tempo,Valdevino se adaptou à rotina intensa da coleta de lixo e encontrou uma maneira de realizar o trabalho com leveza. Foto: Rafael Bereta/GMC Online

“Eu entrei na coleta de lixo em 1988. Trabalhei oito anos na varreção na cidade, depois fui para a área de borracharia durante dez anos, e após isso fui para a coleta onde estou desde então,” conta Valdevino ao GMC Online.

Com o tempo, Valdevino se adaptou à rotina intensa da coleta de lixo e encontrou uma maneira de realizar seu trabalho com leveza. “Quando você está na coleta de lixo, é um trabalho mais corrido, que exige força para correr atrás do caminhão e muita disposição porque o serviço é penoso. No entanto, penso que todo trabalho deve ser feito com muito amor e carinho. Por isso, no decorrer do tempo, você leva aquilo como uma brincadeira. Você sai brincando com todo mundo, sorrindo, e as pessoas te cumprimentam”, completa.

Atualmente, Valdevino divide seu tempo entre Iguatemi (distrito de Maringá) e alguns bairros da Cidade Canção, como Jardim Olímpico e Ouro Cola. “De segunda, quarta e sexta-feira, faço a coleta de lixo em Iguatemi e na terça, quinta e sábados em Maringá. É um trabalho corrido, mas eu gosto. Não tenho muita coisa hoje, mas tudo o que conquistei veio com meu esforço neste trabalho. Criei meus quatro filhos com essa profissão,” afirma Valdevino.

O cotidiano de seo Valdevino e equipe nas ruas de Maringá. Fotos: Rafael Bereta/GMC Online

O coletor mais antigo da cidade

Para Valdevino, ser o coletor de lixo mais antigo de Maringá é motivo de orgulho e satisfação. “Já chegou o tempo para eu me aposentar, mas não quero ainda não. Tenho muita disposição e quero continuar até quando conseguir. Hoje, as pessoas respeitam os profissionais, porque vejo um coletor de lixo como um profissional de saúde. Você já imaginou se não existisse nossa profissão e essas ruas ficassem 15, 20 dias com lixos nas ruas? O quanto teria de doença?”, destaca.

image-40-3
Foto: Rafael Bereta/GMC Online

Lembranças da profissão

image-33-17
Foto: Arquivo pessoal
image-40-4
Ao longo dos anos, Valdevino acumulou inúmeras lembranças. Foto: Rafael Bereta/GMC Online

Ao longo dos anos, Valdevino acumulou inúmeras lembranças. Uma das mais marcantes é a perda de um motorista da coleta, um episódio que o emocionou profundamente. Quanto ao preconceito, ele afirma que nunca se deixou abalar.

“Às vezes, as pessoas olham para a gente com outros olhos, mas nunca liguei para isso. Somos todos iguais e trato todos com muito respeito,” diz o coletor de lixo mais antigo de Maringá.

A equipe do Portal GMC Online, acompanhou por um dia o trabalho da equipe em que seo Valdevino integra. Veja abaixo.

VÍDEO

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação