Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de outubro de 2024

Carga radioativa é furtada de picape a caminho do Paraná


Por Redação GMC Online Publicado 06/07/2024 às 09h49
Ouvir: 00:00
image-34-16
Foto: Reprodução/CNEN

Um veículo com material radioativo foi furtado em São Paulo rumo a Curitiba, Paraná, e Blumenau, Santa Catarina, em 1° de julho deste ano. A informação foi confirmada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Segundo o órgão, o material tóxico estava acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode causar danos à saúde.

A transportadora, que funcionava de acordo com as determinações previstas em lei, comunicou o furto da picape Volkswagen Saveiro, que carregava um gerador de 68Ge/68Ga e quatro unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos.

A fonte geradora de radiofármacos seria utilizada para uso médico. A fonte de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga) foi fabricada pela empresa Eckert & Ziegler e tem uma atividade corrigida de 29,73mCi.

A fonte, segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), por conta da baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.

Imprudência do motorista

De acordo com o boletim de ocorrência, o motorista foi imprudente ao estacionar o veículo fora do pátio seguro onde deveria ficar abrigado durante à noite. Após o furto, a CNEN apura informações sobre a fonte roubada.

“Caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contate imediatamente à CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”, pede à população o órgão.

As informações são da Catve.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação