Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Dia Mundial do Rock: Baterista de Maringá fala sobre a rotina de turnê pelo Brasil


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 13/07/2024 às 10h13
Ouvir: 00:00
image-66-9
Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Este sábado, 13, é a data em que se comemora o Dia Mundial do Rock, uma data que homenageia um dos gêneros musicais mais influentes e revolucionários da história. Embora o cenário musical tenha se diversificado enormemente nas últimas décadas, o rock continua a ser uma força vital na cultura global. Bandas contemporâneas continuam a levar adiante o legado do gênero. Para o baterista de Maringá Jean Gardinalli, o rock continua sendo uma fonte de inspiração. Além disso, ele concretizou o sonho de infância e atualmente está em turnê pelo Brasil com o cantor e compositor de Heavy Metal Edu Falaschi, ex-vocalista do Angra.

Segundo Jean, esse período na estrada é cheio de desafios, mas recompensas em se fazer o que ama. Não desistir e estar sempre preparado para quando a oportunidade aparecer é um dos segredos para o sucesso na música, disse o baterista.

“Quando eu tinha 6 anos, comecei a me interessar por bateria. Eu vim de uma cidade pequena, perto de Maringá, chamada Trozeiro do Sul. Sempre que tinha shows locais na cidade, a prefeitura contratava as bandas para tocar. No dia primeiro de maio, dia do trabalhador, ou no aniversário da cidade. Eu sempre estava no palco”, comenta.

Jean ainda ressalta que no início, sempre queria dar uma palhinha porque era algo que queria para a vida. A partir daí o jovem começou a ter muitas oportunidades onde os bateristas o deixavam fazer um som, dar uma palhinha. “E a partir daí me interessei e falei para minha mãe, eu quero ser baterista um dia e vou lutar para que isso aconteça”, relembra.

Vivendo em Maringá

Atualmente, Jean mora em Maringá há dez anos, onde também leciona aulas de bateria. “Dou aulas para alunos de 6 a 65 anos”, explica. A carreira de professor, no entanto, não o impede de seguir em turnês. “Trabalho por conta, sou autônomo. Então consigo ter essa brecha para dar uma pausa nos alunos e viajar.”

Jean está na estrada há 40 dias, com o foco principal deste ano sendo o Brasil. “No ano passado, fizemos Chile, Argentina, Japão e México. Viajamos bastante, mas este ano o foco principal é o Brasil, especialmente o Nordeste”, conta.

image-66-10
Jean está na estrada há 40 dias, com o foco principal deste ano sendo o Brasil. Foto: Reprodução/Instagram

Turnê com vocalista Edu Falaschi

A turnê atual é com o vocalista Edu Falaschi, ex-integrante da banda Angra, um ídolo de infância para Jean. “Tocar com ele é um sonho para mim”, confessa. No entanto, ele reconhece as dificuldades de se fazer metal no Brasil, um estilo que não é tão popular quanto em outros países. “Mas fazer metal no Brasil é algo extraordinário e traz muita visibilidade.”

Jean também mencionou a rotina intensa da turnê, que inclui shows diários em diferentes cidades e atividades de mídia, como entrevistas para TV e podcasts. “O show em si tem duas horas, mas o grande lance é o pré e o pós-show. Não temos muito tempo para dormir, então o dilema é comer, dormir e descansar o máximo que puder.”

Quando perguntado sobre conselhos para aqueles que sonham em viver de música, Jean foi enfático: “Se você quer, tem que lutar por isso, estudar e se preparar. Às vezes a oportunidade bate na sua porta uma vez só, e se você não estiver pronto, ela vai embora”, diz o baterista de Maringá.

Jean conclui a entrevista agradecendo a oportunidade de compartilhar sua história e incentivando os aspirantes a músicos a seguirem seus sonhos com dedicação e paixão.

Veja a entrevista

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Filme argentino ‘Relatos Selvagens’ volta aos cinemas no Brasil 10 anos após concorrer ao Oscar


Relatos Selvagens, longa argentino indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014, voltará aos cinemas do Brasil entre 28…


Relatos Selvagens, longa argentino indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014, voltará aos cinemas do Brasil entre 28…

GMC+

Yudi Tamashiro anuncia que será pai pela primeira vez durante show


Yudi Tamashiro anunciou que será pai pela primeira vez durante show ao lado de sua mulher, a também cantora Mila…


Yudi Tamashiro anunciou que será pai pela primeira vez durante show ao lado de sua mulher, a também cantora Mila…

GMC+

Show de Roberto Carlos ainda tem ingressos mais baratos disponíveis a poucos dias de gravação


Roberto Carlos grava seu especial de fim de ano da Globo em 2024 em show na próxima quarta-feira, 27 de…


Roberto Carlos grava seu especial de fim de ano da Globo em 2024 em show na próxima quarta-feira, 27 de…