Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de novembro de 2024

Corinthians anuncia novo patrocinador e contrato de mais de R$ 300 milhões; saiba detalhes


Por Agência Estado Publicado 25/07/2024 às 21h28
Ouvir: 00:00
image
Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Depois de mais de 40 dias sem um patrocinador no espaço central da camisa, o Corinthians anunciou nesta quinta-feira, a Esportes da Sorte como nova parceira do clube. A divulgação aconteceu no intervalo da partida contra o Grêmio. Um vídeo foi exibido nos telões da Neo Química Arena, em referência à nova parceria, com direito a fogos de artifício. Segundo apuração do Estadão, o contrato com a marca de apostas esportivas vai até dezembro 2026 e totaliza R$ 309 milhões ao fim dos três anos de acordo.

As conversas entre as partes ocorreram ao longo das últimas semanas, com a participação direta do presidente Augusto Melo. O mandatário corintiano foi procurado pela marca e negociou diretamente, sem a necessidade de um intermediário. Os detalhes do contrato foram amarrados pelos departamentos jurídico e de marketing nos últimos dias. A alta cúpula corintiana redobrou a atenção com questões contratuais após o escândalo do ‘laranja’, que ocasionou nas rescisão unilateral pela Vai de Bet, antiga parceira do clube.

O Corinthians vai receber R$ 56,5 milhões fixos neste primeiro ano. Em 2025, o valor sobe para R$ 66,5 milhões, e em 2026, vai a R$ 90 milhões. Outros R$ 57 milhões serão reservados para a contratação de um jogador, que podem ser ‘adiantados’ a qualquer momento da duração do contrato. Desde o início do mandato de Augusto Melo, o presidente declarou por diversas vezes a vontade de assinar com um atleta de peso, capaz de mobilizar ainda mais a torcida.

Além disso, o Corinthians também receberá R$ 3 milhões por ano – totalizando R$ 9 milhões – para ações de marketing. Somando com o restante dos valores fixos, receberá em média R$ 74 milhões ao ano (que não contabiliza a cota reservada para a contratação de peso). Além desse montante, ainda há R$ 30 milhões, sendo R$ 10 milhões ao ano, que serão ativadas a cada meta atingida de usuários na plataforma da Esportes da Sorte.

Assim, com todas as especificidades, o Corinthians receberá, até o fim do contrato, R$ 309 milhões – média de R$ 103 milhões ao ano, que considera o impacto das cláusulas e bônus vigentes no contrato. O valor é próximo do que o clube receberia da Vai de Bet já que, dos R$ 370 milhões, um intermediário teve direito a R$ 27 milhões do montante.

Como o Estadão havia adiantado, o Corinthians tinha a expectativa de anunciar o novo patrocinador nesta semana. A diretoria tinha pressa em encontrar o novo parceiro e chegou a ter negociações avançadas com a Parimatch, cuja oferta de valores se aproximava ao oferecido pela Esportes da Sorte, mas o negócio não foi para frente.

Desde o princípio, a diretoria corintiana tinha como objetivo receber pelo menos R$ 100 milhões anuais de patrocínio máster. A atual gestão se preocupou em fechar um acordo superior a R$ 75 milhões anuais, valor oferecido na proposta de renovação pela Pixbet, e rejeitado pelo presidente Augusto Melo. Para alcançar números mais significativos, o clube negociou variáveis no contrato que contemplem a quantia desejada.

Com os R$ 103 milhões anuais, o Corinthians passará a ter o segundo maior patrocínio máster do Brasil, atrás apenas do Flamengo, que recebe R$ 105 milhões da Pixbet.

Sem o patrocínio máster, o clube utilizou o espaço central da camisa na partida contra o Bahia para criar expectativa para o acerto com a Esportes da Sorte. Os uniformes estamparam as frases “É torcida”, “É acreditar”, “É luta” e “É muito mais que um time”, referências ao slogan da nova patrocinadora – “É muito mais que bet”. Nas redes sociais, a marca também utilizou dos rumores para fomentar engajamento entre torcedores corintianos.

A Esportes da Sorte também patrocina o time feminino do Palmeiras desde janeiro. Executivos da marca já manifestaram por diversas vezes o interesse de estender a parceira ao time masculino para 2025. Com o acordo selado com o Corinthians, é incerto o futuro da parceria com o clube alviverde. Segundo apurou o Estadão, não há expectativa de rompimento do contrato, que se encerra em dezembro de 2024, mas a marca não deve avançar nas negociações para estampar o uniforme masculino – por razões financeiras.

Atualmente, o uniforme palmeirense masculino é estampado por Crefisa e Faculdade das Américas (FAM), empresas cujo dono é José Roberto Lamacchia, marido de Leila Pereira, presidente do clube.

RELEMBRE CASO VAI DE BET

Ao assumir a presidência em janeiro, Augusto Melo anunciou a Vai de Bet como nova patrocinadora máster do clube. A marca de casas de aposta, ainda desconhecida no País, ofereceu R$ 360 milhões por três temporadas, com pagamentos de R$ 10 milhões mensais ao longo de 36 meses, se tornando o maior patrocínio da história do futebol nacional. Em 7 de junho, a marca optou pela rescisão do contrato após a polêmica dos pagamentos da intermediária do acordo a uma suposta empresa “laranja”.

Para fechar com a Vai de Bet, a diretoria firmou na Justiça um acordo para pagar R$ 40,1 milhões à Pixbet, concorrente e parceira do time alvinegro até o início do ano, para encerrar o contrato de exclusividade vigente – os valores serão quitados até o início de 2025, sob pena de bloqueio de contas. A ex-patrocinadora, que se juntou ao Corinthians em 2022, ainda na gestão de Duílio Monteiro Alves, apresentou uma proposta de renovação no valor de R$ 75 milhões anuais para estampar a camisa corintiana, mas o valor não agradou a atual gestão.

Com o fim da parceria entre Corinthians e Vai de Bet, o Flamengo passou a ter o maior patrocínio máster do País. Os cariocas renovaram com a Pixbet, justamente a antiga parceira do time do Parque São Jorge, e conseguiram um aumento no montante a ser recebido alegando os valores pagos da Vai de Bet aos paulistas. Assim, o vínculo do clube rubro-negro com a marca passou de R$ 85 milhões a R$ 105 milhões, com progressão de montante fixo a partir de 2025. Por entender que tem um potencial de mercado semelhante, a diretoria corintiana tenta negociar valores do mesmo patamar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Jogadores do Corinthians dão apoio a Augusto Melo em nota oficial: ‘Justo e profissional’


Alguns jogadores do Corinthians manifestaram seu apoio ao presidente Augusto Melo na noite deste sábado em meio ao agendamento da…


Alguns jogadores do Corinthians manifestaram seu apoio ao presidente Augusto Melo na noite deste sábado em meio ao agendamento da…

Esportes

Nenê sai do banco e conquista ponto importante para o Juventude contra o Cuiabá no Brasileiro


Juventude e Cuiabá ficaram no empate pelo placar de 1 a 1, em partida realizada na noite deste sábado, no…


Juventude e Cuiabá ficaram no empate pelo placar de 1 a 1, em partida realizada na noite deste sábado, no…

Esportes

Botafogo tropeça em casa, empata com o Vitória e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão


O fantasma de 2023 voltou a assombrar o Botafogo. No seu terceiro tropeço seguido, o time carioca abusou do jogo…


O fantasma de 2023 voltou a assombrar o Botafogo. No seu terceiro tropeço seguido, o time carioca abusou do jogo…