Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de julho de 2024

Cena do filme Barbie fez crescer busca por especialidade de ginecologia na internet, diz estudo


Por Agência Estado Publicado 26/07/2024 às 16h15
Ouvir: 00:00

Nos minutos finais do filme da Barbie, a personagem decide sair da Barbielândia para viver no mundo real. E, como uma das primeiras atividades nessa nova vida, ela vai a um consultório ginecológico. De acordo com um novo estudo publicado na revista científica JAMA Open Network, essa cena impulsionou as pesquisas pela definição de ginecologia e termos relacionados em buscadores da internet dos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram as tendências de busca de uma lista com 34 palavras ou expressões relacionadas ao entendimento ou à busca de cuidados ginecológicos, cuidados de saúde para mulheres ou cuidados médicos de forma mais ampla. Os dados analisados foram obtidos nas plataformas do Google Trends e Glimpse.

Como resultado, houve um aumento de cerca de 51% no volume de busca por termos relacionados a ginecologistas e 154% na definição de ginecologia.

Para ter certeza de que o aumento nas pesquisas eram consequência do lançamento do filme da Barbie, os pesquisadores procuraram outros eventos importantes durante o período que pudesse mudar os padrões de interesse por ginecologia, mas não encontraram nenhuma outra influência.
“Nossos resultados sugerem que a frase final da Barbie pode ter despertado interesse em ginecologia, o que indica a possível influência dos filmes populares na alfabetização e conscientização sobre saúde”, escreveram os autores no artigo da pesquisa.

Interesse não confirma busca pelo cuidado
Para checar se o interesse pela especialidade se traduziu também em uma procura maior por consultas ginecológicas ou por cuidados em saúde no geral, os pesquisadores avaliaram as tendências de busca possivelmente mais práticas. No entanto, não notaram mudanças no volume dos termos associadas a isso.

Eles apontam, no entanto, que há uma limitação do estudo para mensurar esse tipo de mudança comportamental, uma vez que ela não pode ser capturada apenas por tendências de pesquisa em buscadores da internet. Além disso, ressaltam que as pessoas que procuram por esses termos não necessariamente são aquelas que precisam desse tipo de cuidado.
Ainda ressaltam que mudanças comportamentais podem estar temporalmente distantes das mudanças na conscientização.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Quem são os homens mais ricos do Brasil? Veja lista com os 10 maiores bilionários do País


O empresário Eduardo Saverin é o homem mais rico do Brasil. Com o patrimônio avaliado em US$ 25,6 bilhões pela…


O empresário Eduardo Saverin é o homem mais rico do Brasil. Com o patrimônio avaliado em US$ 25,6 bilhões pela…

GMC+

Quem são os homens mais ricos do Brasil? Veja lista com os 10 maiores bilionários do País


O empresário Eduardo Saverin é o homem mais rico do Brasil. Com o patrimônio avaliado em US$ 25,6 bilhões pela…


O empresário Eduardo Saverin é o homem mais rico do Brasil. Com o patrimônio avaliado em US$ 25,6 bilhões pela…

GMC+

Apresentação de Lady Gaga nas Olimpíadas de Paris foi pré-gravada


A cantora americana Lady Gaga se apresentou na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris nesta sexta-feira, 26. Ela foi…


A cantora americana Lady Gaga se apresentou na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris nesta sexta-feira, 26. Ela foi…