Bafômetro: comer pão de forma dá multa? Veja teste da Semob em Maringá
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um agente de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana comendo pão de forma e soprando no bafômetro logo depois.
O resultado aponta presença de álcool no sangue: 0,19 mg/l. Isso acontece porque o pão de forma leva etanol na receita, que age como um conservante. Mas o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, tranquiliza os motoristas. Cinco minutos depois, o efeito se dissipa.
Há também um vídeo em que um novo teste dá negativo.
“A gente pode garantir que os motoristas podem ficar tranquilos, porque são dois vídeos, na verdade, que estão circulando, mas só o primeiro é que tem tido mais repercussão, né, que deu 0,19 após um agente se alimentar com esse pão, 0,19 gramas por litro, né. E no segundo vídeo, cinco minutos depois, o vídeo não é editado, tem um vídeo de mais de cinco minutos que mostra as duas partes. Quando é feito o novo teste com o etilônico cinco minutos depois, a quantidade de álcool no sangue já é zero. Então é por um período muito pequeno, somente quando a pessoa ingere. Então para todos os motoristas aí podem ficar tranquilos porque caso haja uma abordagem nessas circunstâncias é só esperar cinco minutos e fazer o teste novamente”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.