Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de agosto de 2024

UEM comemora 50 anos de sua primeira publicação científica


Por Agência Estadual de Notícias Publicado 06/08/2024 às 09h17
Ouvir: 00:00
2024-07-29_50_anos_da_revista_unimar_18_de_25_-ok_0
Foto: UEM.

A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) celebra neste mês os 50 anos da Revista Unimar, primeiro periódico da editora e também a primeira publicação científica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Lançada em agosto de 1974, a revista passou por diversas transformações editoriais ao longo dos anos. Foram publicados 38 volumes até 1997. Desde então a revista adotou o nome Acta Scientiarum. Os primeiros números com o novo nome foram lançados em 1998 e já foram publicados 446 volumes, totalizando 484 edições. 

A publicação no início era formatada com conteúdo misto, abarcando várias áreas do conhecimento, e passou ao longo dos anos a ser organizada em coletânea de periódicos, subdividida por campos de conhecimento. Hoje, abriga oito periódicos nas seguintes áreas: agronomia; ciências animais; ciências biológicas; ciências humanas e sociais; ciências da saúde; educação; linguagem e cultura; e tecnologia. As publicações são gerenciadas pela editora, mas cada área tem um editor específico, que é especialista na área.

“É uma honra celebrar junto com toda a comunidade da UEM os 50 anos de criação da revista Unimar, que foi a primeira publicação científica da universidade, o que lhe confere uma importância imensa, pois iluminou o caminho para a criação de todos os outros periódicos. Portanto, podemos afirmar que ela é um periódico de extrema relevância e que é a semente de todas as revistas que integram o portal de periódicos da UEM”, avalia o diretor da Eduem, Angelo Priori.

O responsável pela Divisão de Projeto Gráfico e Design da Eduem, Marcos Kazuyoshi Sassaka, esteve à frente, por alguns anos, da diagramação da revista. A produção passou por várias transformações durante o seu período. Sassaka frisa que, há 50 anos, produzir periódicos era um processo árduo e complexo. A edição e revisão dos textos eram feitas manualmente ou em máquinas de escrever, exigindo reescritas extensivas. A diagramação demandava corte e colagem física de textos e imagens, enquanto a impressão utilizava tipos móveis ou chapas metálicas.

“Nos dias atuais, a tecnologia transformou radicalmente essa realidade. Softwares de processamento de texto e ferramentas de colaboração on-line facilitam a edição e revisão, enquanto programas como Adobe InDesign simplificam a diagramação. A impressão digital e a distribuição on-line eliminam muitos dos antigos obstáculos logísticos, permitindo a publicação instantânea e global de periódicos, com custos significativamente menores”, ressalta.

Para o editor-chefe da Eduem, Carlos Herold Junior, a primeira publicação periódica contínua da universidade sempre proporcionou um retorno considerável, beneficiando tanto os editores quanto os departamentos e projetos da instituição. “Esse retorno foi fundamental para a pesquisa, pois facilitou a obtenção de novos financiamentos e projetos a serem submetidos aos órgãos de fomento. Além disso, as citações dos artigos publicados destacam a importância do conteúdo. A frequência com que um artigo é citado reflete seu impacto e relevância, evidenciando que os resultados ou metodologias apresentados são valiosos para outros pesquisadores”, complementa

“A Revista Unimar marcou o início de iniciativas editoriais da universidade, a conectou com pesquisadores de várias partes do país e do mundo, que enxergam em nossos periódicos veículos importantes para a divulgação de suas pesquisas”, destaca.

PORTAL DE PERIÓDICOS
Hoje, o Portal de Periódicos da UEM, que é administrado pela Eduem, é formado por 34 periódicos. A entrada de periódicos é feita pelo Comitê Gestor, que avalia se a publicação tem as prerrogativas para ser inserida. Os requisitos mínimos são: ter um editor-chefe e conselho editorial nacional e internacional, os artigos precisam ser avaliados por pares, ter registro no International Standard Serial Number (ISSN), que é o registro internacional para obras de publicação periódica e contínua, além de ser listado em indexadores internacionais da área. 

Entre os periódicos mais longevos, destacam-se o Boletim de Geografia, de 1982; o Journal of Physical Education, de 1989; a Revista Enfoque: Reflexão Contábil, de 1990; A Economia em Revista, de 1991; e a Psicologia em Estudo, de 1996. Todos eles são hoje referências em suas áreas, tanto a nível nacional quanto internacional. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação