Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de novembro de 2024

O que é Operação água Branca, projeto urbano que Pablo Marçal confundiu com ação policial


Por Agência Estado Publicado 09/08/2024 às 14h28
Ouvir: 00:00

Durante o debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo realizado na noite desta quinta-feira, 8, pela Band, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) fez “uma pergunta simples, mas muito importante” para Pablo Marçal, candidato a prefeito do PRTB: “Você é contra ou a favor da Operação Água Branca?”.

Marçal, em resposta, pediu para que a candidata esclarecesse a ele o que era a operação. “Deve ter algum bandido de esquerda envolvido nisso aí”, sugeriu o candidato, demonstrando desconhecimento sobre o projeto urbano na região da Água Branca e confundindo a iniciativa com uma ação policial.

“Para ser prefeito de São Paulo, tem que estudar. Até o (Ricardo) Nunes, que não fez nada pela operação, pode me explicar, mas é uma operação urbana na região oeste e norte”, disse Tabata, em réplica. Em seguida, a candidata do PSB mudou o tema de sua pergunta a Marçal para a área de segurança pública.

A Operação Urbana Água Branca é um projeto da Prefeitura de São Paulo para o desenvolvimento da região que abrange os distritos de Água Branca, Perdizes, Pompeia e Barra Funda. O objetivo é readequar o padrão de ocupação dos bairros e revitalizar os equipamentos públicos da região.

A iniciativa existe desde 1995, criada durante a gestão de Paulo Maluf (PPB). Em quase três décadas de existência, o projeto passou duas revisões principais, que ocorreram durante as atualizações dos planos diretores da capital paulista. Em 2013, foram ampliadas as obras de infraestrutura viária e de drenagem na região, além da expansão dos espaços dedicados à construção de moradia de interesse social. Em 2021, foram adicionados novos estímulos às habitações para famílias de baixa renda.

O projeto contempla regiões do chamado centro expandido de São Paulo, delimitado pelo contorno dos rios Tietê e Pinheiros e que contempla os bairros à margem do centro geográfico da capital paulista. Essa é a área onde estão concentradas as maiores populações da cidade, além da maior parte dos postos de emprego e dos equipamentos públicos de saúde e educação.

O rol de intervenções propostas pelo projeto tem participação de proprietários, moradores e investidores privados, com uso reduzido de recursos públicos. Uma das medidas da Operação Água Branca é o leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), títulos que autorizam empresas de construção a tocarem obras nas região.

Além de arrecadação aos cofres públicos, os Cepacs permitem ao poder público o planejamento urbano, na medida em que são discriminados entre “residenciais” e “não residenciais”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voo para Miami sofre com turbulência e retorna para aeroporto de Guarulhos


Um Boeing 777-200 que se dirigia para Miami, nos Estados Unidos, enfrentou turbulência durante o voo 930 e teve que…


Um Boeing 777-200 que se dirigia para Miami, nos Estados Unidos, enfrentou turbulência durante o voo 930 e teve que…

Geral

Ônibus cai em ribanceira e deixa 17 mortos e quase 30 feridos na Serra da Barriga, Alagoas


Um ônibus escolar capotou em uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, na tarde…


Um ônibus escolar capotou em uma ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, na tarde…

Geral

Influenciadora morre ao ser arrastada por enxurrada em Minas; 13 cidades estão em emergência


A influenciadora Jeniffer Soares Martins, de 28 anos, conhecida nas redes sociais como Jhei Soares, morreu afogada ao ser arrastada…


A influenciadora Jeniffer Soares Martins, de 28 anos, conhecida nas redes sociais como Jhei Soares, morreu afogada ao ser arrastada…