Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

10 de agosto de 2024

‘Vi meu nome na primeira colocação e explodi de felicidade’, diz dono da maior nota do Vestibular de Inverno da UEM


Por Felippe Gabriel Publicado 10/08/2024 às 11h03
Ouvir: 00:00

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, nesta sexta-feira, 9, o resultado dos vestibulares de Inverno e EaD 2024. Ao todo, 1.229 candidatos foram aprovados para cursos de graduação da instituição.

E coube a Camilo Quinteros Moreira a maior nota no Vestibular de Inverno 2024. O candidato de 19 anos de idade fez 349 pontos e foi aprovado com o primeiro lugar para o curso de Medicina da UEM.

Imagem do WhatsApp de 2024-08-10 à(s) 10.45.03_2b0273b4
Foto: Arquivo pessoal

Apesar da boa nota, após corrigir o gabarito o jovem não esperava ser aprovado, muito menos na primeira colocação. A preocupação veio pela tendência do aumento das notas de corte do vestibular. Mas com a divulgação dos resultados, restou apenas a comemoração.

“Eu estava no computador, vi meu nome na primeira colocação e explodi de felicidade. O meu modo de expressar é xingando e gritando [risos]. Depois e fui falar com meu pai. Foi uma alegria. E depois chamei minha mãe, que está morando em Rondônia. Foi uma felicidade demais”, relatou o recém-aprovado em Medicina da UEM.

Depois da comemoração com a família, foi a vez do tradicional trote com o aprovados, recheados de ovos e farinha. Também um ritual muito comum, Camilo não deixou rasparem seu cabelo longo, porque quer deixar crescer mais.

A escolha pela Medicina

Camilo Quinteros Moreira nasceu e cresceu em Maringá, tendo terminado o Ensino Médio em 2022. Depois disso, foram necessários mais um ano e meio de estudos em cursinhos de preparação e três vestibulares da UEM para que a aprovação dos sonhos viesse.

Mas nem sempre a Medicina esteve no foco de Camilo, pois sua primeira opção era o curso de Direito. Dessa forma, no 2º ano do Ensino Médio, o jovem prestou vestibular como treineiro e foi aprovado em Direito. Como o resultado não era válido e estando ainda com algumas dúvidas, a mudança para a Medicina veio no fim do último ano do colégio.

“Com a ajuda de uma psicóloga fui atrás de descobrir o que eu queria da vida. Acabei descobrindo que eu gostava de matérias como biologia e química e eu comecei a pensar em fazer Medicina ou coisas relacionadas à área de saúde”, explicou Camilo.

Sempre em busca de universidades públicas, Camilo tinha a UEM como uma ótima possibilidade para seu futuro acadêmico, mas não se limitou a isso. O estudante sempre tentou aprovações em outras instituições, como USP, Unicamp, UFPR, Unesp, UFRGS e UFSM, e ainda segue em busca dos resultados.

Sem uma preferência estabelecida, Camilo priorizava uma aprovação, não importasse o lugar. A UEM se encaixava como uma ótima opção, por estar no mesmo local onde mora, mas o jovem ainda quer continuar prestando vestibulares, “por querer ter a experiência de viver em outra cidade, de viver sozinho”.

“Eu fiz outros vestibulares bem no começo do ano, mas esse aqui é o primeiro que eu faço para poder entrar no ano letivo de 2025. Então, passar aqui já é um alívio para eu poder conseguir fazer tranquilamente as outras [provas das] universidades que eu gostaria de fazer”, disse Camilo.

A rotina de estudos

Os anos de preparação realmente foram de muita dedicação. Camilo conta que estuda por volta de seis a sete horas por dia, em sua maioria com resoluções de exercícios. Um cenário, porém, que já foi mais intenso e que estava atrapalhando sua vida social.

No ano de 2023, no primeiro ano de cursinho, Camilo estava muito focado e praticamente passava o dia todo estudando, mas isso acabou não gerando resultados.

“A partir do primeiro ano de cursinho eu comecei a focar muito em fazer exercícios, estudar bastante, mas isso veio com um custo enorme de me cansar mentalmente, me fragilizar emocionalmente, então o emocional acaba sendo bem afetado, né? Eu não saía muito com os amigos, não socializava, não fazia as coisas que eu mais gostava, então não foi uma época muito legal”, relatou. 

Para mudar esse cenário, foi preciso mudar a estratégia. Neste ano, o estudante buscou equilibrar sua rotina, mantendo o bom nível de estudo, mas com foco em suas relações interpessoais e atividades de lazer. Camilo destaca que a saúde física foi fundamental para a integridade da sua saúde mental e fazer as coisas que gostava, como jogar videogame, foi importante para que atingisse seu objetivo maior: a aprovação.

Nos estudos, o jovem não oferece uma fórmula mágica. Para ele, a melhor forma foi se aprofundar na resolução de exercícios, o máximo que conseguia. Entre algumas aulas que assistia, Camilo resolvia listas de exercícios de professores e listas da internet, principalmente da plataforma Qconcursos, que possui provas de concursos públicos e vestibulares.

“Se um professor mandava uma lista de exercícios, eu tentava fazer todos que tinham, não era algo muito consistente. Eu fazia mais do que eu queria fazer, não era muito organizado também”, explicou Camilo.

O futuro na Medicina

Agora aprovado, o estudante de Medicina sabe das dificuldades de uma graduação em universidade pública e seu primeiro objetivo é terminar o curso sem reprovações. Os pais de Camilo são professores universitários, que segundo ele, são bem exigentes com os alunos. Assim, ele já tem um bom exemplo de como são as coisas.

Os pais, historiadores e pesquisadores, também são inspirações para uma futura carreira de Camilo, que quer seguir no universo acadêmico.

“Isso me dá muita vontade de seguir, lecionar e pesquisar. Principalmente na área de neurociências ou infectologia”, concluiu o estudante.

Matrículas e lista de espera do Vestibular de Inverno UEM 2024

Os resultados dos concursos podem ser acessados, exclusivamente, via site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) e App Vestibular UEM. O cartão de desempenho dos candidatos também está disponível para consulta, nas mesmas plataformas, até o dia 9 de setembro.

Os aprovados no Vestibular de Inverno deverão efetuar matrícula a partir de fevereiro de 2025, por meio deste site, após a divulgação dos resultados do Vestibular de Verão e do PAS.

Já os candidatos que passaram no Vestibular EaD devem efetuar matrícula na semana que vem, entre terça (13) e quinta-feira (15), no mesmo site. Os candidatos não convocados em primeira chamada devem manifestar interesse em participar da lista de espera entre 16 e 19 de agosto. A segunda chamada ocorre a partir do dia 20.

Mais orientações sobre as matrículas podem ser obtidas no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). Demais informações sobre os processos seletivos encontram-se nos sites do Vestibular de Inverno 2024, do Vestibular EaD 2024 ou no App Vestibular UEM.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelo e-mail vestibular@uem.br.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação