Banco de Leite do HU de Maringá precisa de doações
O Banco de Leite do Hopital Universitário de Maringá está precisando de doações. Pensando nisso, a Semana Mundial da Amamentação começou com o Agosto Dourado, um mês dedicado à promoção dos benefícios do leite materno, considerado um recurso precioso pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Amamentar nos primeiros seis meses de vida é essencial para o desenvolvimento saudável da criança e para a prevenção de diversas doenças.
Neste ano, o tema é “Amamentação para todos”, destacando que a prática deve ser universal e inclusiva, é o que explica a enfermeira Meliana de Paula, do Banco de Leite do Hospital Universitário de Maringá (HUM).
“E esse mês ele vem como alimentação para todos, né? É para trabalhar, sim, as diversidades. Hoje, particularmente assim, a gente atende para o auxílio da alimentação todas as mulheres que nos procuram, para dar sequência ao atendimento e o sucesso desse aleitamento. No entanto, o tema hoje traz amamentação em todas as situações para a gente trabalhar essa questão da diversidade. Por exemplo, a gente tem as pessoas com deficiências, as pessoas de raças diferentes, as pessoas de escolhas afetivas diferentes. Então, esse ano o tema é para a gente abordar essa amamentação para todos. Então, que todos os serviços que apoiam a amamentação estejam abertos, de braços abertos, para amparar todos aqueles que precisam para o sucesso da amamentação ocorrer da melhor forma”, explica.
Ela menciona que o banco está com estoque reduzido e precisa urgentemente de doações. “Que o banco de leite passa por uma fase bastante difícil, não só aqui em Maringá, como em em todo Paraná. A gente sabe dessa informação, que houve uma diminuição importante durante este mês em todos os bancos de leite. Então, vem a solicitação, pedir mesmo, para que essas mulheres que estejam amamentando vão em frente à sua amamentação, para o seu bebê exclusivo, mas também proceda esse ato de doar aquele leite que sobra, que ela possa estar coletando o pouco que consegue, mas que o pouco vai virar muito e ajudar aqueles bebês que internados em UTIs que não podem ser amamentados”, diz.
Quantidade necessária
A quantidade de leite necessária para cada bebê pode variar, mas, em média, 100 ml podem ser suficientes para atender às oito mamadas diárias de um recém-nascido. Mães que estão amamentando podem se tornar doadoras, com a coleta sendo realizada no conforto de suas casas. A enfermeira também orienta sobre os procedimentos necessários para participar.
“O nosso contato hoje é feito pelo WhatsApp, pelo telefone 999-004692. De fato, a mãe faz um oi lá para nós, fala que está com vontade de doar. Através das mensagens, será encaminhado o cadastro, vamos solicitar para ela preencher, aí ela devolve para nós, junto com os requisitos de exame, fazer a triagem”, explica.
Como parte do Agosto Dourado, irão ocorrer no dia 19 de agosto no auditório do Hospital Universitário algumas práticas, palestras e atividades de conscientização. “E aqui no HU, propriamente dito, sim, no nosso serviço, vai acontecer agora, a partir do dia 19, a semana da amamentação. Então, aqui no nosso auditório, vai estar acontecendo palestras também, mesas redondas. Contudo, durante a semana toda, no período da tarde, tem uma programação já feita, divulgadas para todas as pessoas, profissionais de Maringá e região, que venham participar conosco, e está aumentando aí essa conscientização e o seu conhecimento na importância do aleitamento”, afirma.
Para mãe que deseja realizar a doação de leite materno, basta entrar em contato pelo WhatsApp 44 9 9900-4692.