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14 de agosto de 2024

Rodovia em concreto no Paraná: Veja como estão as obras que terão investimento de R$ 188,25 milhões


Por AEN Publicado 14/08/2024 às 15h20
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu a marca de 42,53% de execução da obra de restauração em concreto da rodovia PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste do Paraná. A porcentagem é da medição mais recente dos serviços, de julho, e marca um investimento de R$ 80.069.966,96 até o momento, de um total de R$ 188.250.000,00.

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Em quatro meses, pavimentação em concreto da rodovia entre Palmas e Clevelândia passa de 40%. Foto: DER

A obra tem extensão de 45 quilômetros e prevê aproveitamento do pavimento asfáltico antigo, após melhorias, como base para a execução de um novo pavimento rígido de concreto, técnica chamada de whitetopping. Os serviços tiveram início no perímetro urbano de Clevelândia e seguem rumo a Palmas, já tendo passado do entroncamento com a SC-155 (trevo do Rincão), acesso para o município catarinense de Abelardo Luz.

O trecho está com operação pare-e-siga 24 horas por dia, com os serviços realizados em um dos sentidos da rodovia de cada vez, e os primeiros segmentos já com o pavimento de concreto em todas as faixas e acostamentos.

Por se tratar de uma contratação integrada, os primeiros meses foram dedicados a estudos e levantamentos para elaboração do projeto executivo de engenharia da obra, iniciados em setembro passado. As atividades no trecho em si começaram na metade de abril deste ano, saltando de 1,67% de execução em 31 de março (relativo aos projetos) para os atuais 42,53% de 31 julho. A etapa de obra nesse trecho da PRC-280 tem prazo de execução de 360 dias.

Além da restauração da rodovia, da rotatória com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia prosseguindo até o trevo da Codapar em Palmas, também serão realizados os serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, e demais serviços complementares, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas.

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