Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de agosto de 2024

40 diáconos permanentes serão ordenados na Arquidiocese de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 16/08/2024 às 14h43
Ouvir: 00:00

A partir do próximo domingo, 18 de agosto, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, irá ordenar 40 diáconos permanentes em 2024. Com essas novas ordenações, a Arquidiocese de Maringá contará com 97 diáconos permanentes até o final do ano, incluindo dez diáconos eméritos (aqueles com mais de 75 anos).

image
Foto: Divulgação

O diaconado permanente pode ser conferido a homens casados ou solteiros. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal (‘caráter’) que ninguém pode apagar e que os configura a Cristo, que se fez ‘diácono’, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade” (CIC, 1571).

Além das atividades citadas, o diácono também é ministro ordinário do Batismo.

Entre os candidatos que serão ordenados, há servidor público, médico, professor, vendedor, empresários, tapeceiro e operários.

As ordenações de 2024 ocorrem após os candidatos passarem pela Escola Diaconal São Francisco de Assis, onde receberam formação ao longo de seis anos.

Confira a programação das ordenações em: https://arquidiocesedemaringa.org.br/noticias/2199/novos-diaconos-permanentes-a-servico-da-arquidiocese-de-maringa

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação