Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de agosto de 2024

Medo de voar? Saiba por que avião é meio de transporte seguro


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/08/2024 às 10h22
Ouvir: 00:00

Viajar de avião é algo que, para muitas pessoas, pode despertar ansiedade e medo. Essa sensação de insegurança aumenta com o noticiário de acidentes, como o de Vinhedo na semana passada, ou de turbulências severas. Entretanto, o meio de transporte é seguro devido a uma série de fatores, entre eles, pelos sistemas redundantes, pela melhoria constante, pelos testes de segurança e pelo controle de profissionais.

plane-7013022_1280

De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a aviação comercial tem uma taxa de acidentes significativamente menor em comparação aos outros meios de transporte.

Conforme um estudo publicado em 13 de julho de 2024 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o risco de morrer em um acidente aéreo na aviação comercial é de um em 13,7 milhões. Já no Brasil, esse número pode ser ainda menor, um em 80 milhões. Esse resultado corresponde aos dados coletados entre 2018 e 2022.

  • Confira aqui o estudo.

Os avanços tecnológicos na aviação contribuem para que haja a devida segurança no ar, além disso, as aeronaves precisam passar por manutenções e inspeções rigorosas antes de cada viagem.

Hilton Rayol, especialista em segurança de voo e direito aeronáutico, explica que a implementação de melhorias contínuas na indústria contribuem para a constante elevação dos padrões de proteção nas aeronaves.

“Os aviões são considerados seguros pois as aeronaves são mais modernas, equipadas com tecnologia de ponta, possuem sistemas avançados de navegação e de comunicação. Outros aspectos que devem ser considerados importantes são os treinamentos intensivos e contínuos dos tripulantes, da manutenção rigorosa e do controle de tráfego aéreo. Todas essas questões combinam para que os aviões sejam considerados um dos meios mais seguros, com taxa de acidentes extremamente baixa”, explica.

De acordo com Hilton, apesar das chances raras, há a possibilidade de ocorrer um acidente, por “erro humano, falha mecânica, condições meteorológicas, manutenção inadequada, fatores externos, erro do controle aéreo, mas que as empresas trabalham continuamente para mitigar riscos, implementando novos regulamentos, tecnologias e treinamentos”.

Os aviões são equipados com sistemas sofisticados que ajudam a prevenir acidentes e a gerenciar os voos com mais precisão. “A manutenção é um dos pilares fundamentais para garantir a segurança e a qualidade de uma viagem, minimizando o risco de falhas. Sua participação é importante de acordo com as normas de segurança que são estabelecidas pela autoridade de aviação civil, pelos programas de manutenção preventiva, inspeções e treinamento contínuo dos técnicos”, conclui Hilton.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Vou perder minha conta no X? O que acontece com rede social após fim das operações no Brasil


O X, antigo Twitter, não tem mais operação no Brasil desde este sábado, 17. De acordo com Elon Musk, dono…


O X, antigo Twitter, não tem mais operação no Brasil desde este sábado, 17. De acordo com Elon Musk, dono…