Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Fica mais difícil perder peso quando envelhecemos? Entenda o que muda


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 17/08/2024 às 18h06
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução/Pixabay

Conforme o corpo envelhece, perder peso se torna uma tarefa mais difícil. Mudanças metabólicas, hormonais e na composição corporal complicam o processo de emagrecimento, exigindo adaptações mais drásticas no estilo de vida e na alimentação.

O nutrólogo Lucas Rezende, que atua em São Paulo, explica que hormônios como o estrogênio, nas mulheres, e a testosterona, nos homens, diminuem com o tempo, afetando diretamente a capacidade do corpo de manter o peso.

“Essas alterações levam à perda de massa muscular (sarcopenia), que é crucial para a manutenção de um metabolismo ativo. A perda de músculos reduz a taxa metabólica basal, dificultando a queima de calorias e, consequentemente, a perda de peso”, esclarece.

O endocrinologista afirma que é crucial seguir uma rotina de exercícios e uma dieta saudável. Ele lembra que se manter no peso adequado não é uma questão apenas de estética, uma vez que o sobrepeso é fator de risco para vários problemas de saúde. Gustavo recomenda que a musculação seja feita pelo menos quatro vezes por semana, de preferência orientada por um profissional de educação física.

“A musculação leva à perda de peso, aumento da massa muscular e melhora cognitiva. Estudos mostram que a atividade libera o hormônio irisina, que estimula as células do sistema nervoso, prevenindo o aparecimento do Alzheimer. Além disso, age nos osteoblastos, evitando a osteoporose”, informa.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dois dias após vendaval, quase 700 mil casas seguem sem energia elétrica na Grande SP


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…


Quase 700 mil residências seguem sem energia elétrica na Grande São Paulo dois dias após um vendaval de 98 km/h…

Geral

Câncer de pele: Brasil terá 95 postos de atendimento gratuito com dermatologistas neste sábado


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…


Neste sábado, 13, 95 postos espalhados pelo Brasil participarão de um mutirão de orientação, diagnóstico e cuidado relacionados ao câncer…