Projeto Conheça o Paraná: o que fazer em Foz do Iguaçu
Com aproximadamente 285 mil habitantes, Foz do Iguaçu se situa no extremo oeste do Paraná, na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai. A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e o mais visitado do Paraná.
Foz é mundialmente conhecida por ter a honra de guardar um dos mais belos espetáculos da natureza – as Cataratas do Iguaçu – e oferece uma ampla variedade de atrações para todas as idades. O Projeto Conheça o Paraná, do GMC Online em parceria com o Governo do Estado, te convida a se encantar por este destino que cativa os sentidos com sua atmosfera única e apaixonante
Atrações em Foz do Iguaçu não faltam. Com imponentes belezas naturais e grandes obras humanas que compõem uma variedade impressionante de atrativos e pontos turísticos, incluindo a visita às deslumbrantes Cataratas, Foz do Iguaçu oferece uma experiência inesquecível para todos os tipos de viajantes, deixando memórias que durarão para sempre.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu / Cataratas (Rod. BR 469, Km 16,5, s/n), é o mais importante meio de chegada de turistas brasileiros à cidade e é responsável por fazer não apenas voos nacionais, como também internacionais. O terminal passou por reformas e tem quase 22 mil metros quadrados, com capacidade para receber cerca de 2,8 milhões de passageiros por ano. A pista também foi ampliada e, agora, tem estrutura para receber voos internacionais de longa distância, como da Europa e dos Estados Unidos.
O Governo do Paraná vem investindo pesado no turismo e em infraestrutura está colhendo os frutos. No ano passado o Estado recebeu 791 mil turistas estrangeiros e figurou como um dos principais destinos internacionais do Brasil. O Paraná também encerrou 2023 com crescimento de 11,6% no setor de turismo, segundo melhor indicador do País. Em um dos recentes investimentos o Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido como a principal atração da América Latina, está ganhando uma nova “porta de entrada” para facilitar o deslocamento dos milhões de turistas que visitam as Cataratas do Iguaçu todos os anos. O Governo do Paraná está duplicando 8,7 quilômetros da Rodovia das Cataratas, que é o principal acesso ao aeroporto da cidade e ao Parque Nacional de Iguaçu. A obra é resultado de uma parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional,
Conheça algumas atrações imperdíveis de Foz do Iguaçu:
Cataratas do Iguaçu
O principal cartão postal da cidade são as Cataratas do Iguaçu, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. Majestosas e imponentes, suas quedas em formato de ferradura permitem uma paisagem panorâmica espetacular do maior conjunto de quedas d’água do mundo. A paisagem é encantadora tanto na época chuvosa (quando a vazão das quedas aumenta) quanto na época mais seca (quando o contorno das cascatas fica mais delineado). A molhação é garantida para quem chega mais perto da Garganta do Diabo, na última passarela — por isso, não deixe de levar uma capa.
Para que já conhece a belíssima paisagem de dia, que tal um passeio noturno? Disponível todos os sábados, a Noite nas Cataratas é uma vivência única oferecida pelo Parque Nacional do Iguaçu, proporcionando um cenário deslumbrante onde a lua cheia e o céu estrelado conferem um brilho especial às quedas d’água. O evento tem início no Centro de Visitantes do parque, com embarques programados para 19h30 e 20h. De lá, os visitantes são levados até a passarela que dá uma visão exclusiva da Garganta do Diabo, iluminada apenas pela luz das estrelas e da lua
E ainda é possível curtir as Cataratas de outros ângulos – lá embaixo, no leito do rio Iguaçu, com os passeios de barco emocionantes do Macuco Safari ou pelos ares, nos passeios de helicóptero da Helisul Experience, que oferecem vistas aéreas incríveis. O passeio do Macuco Safári , que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, pode ser feito antes ou depois da visita das Cataratas. Dá para escolher entre duas modalidades: com emoção (o bote chega mais perto da cascata e todo mundo leva um banho) ou sem emoção (o bote fica a uma distância segura da queda d’água e ninguém se molha). Para quem tem aversão a água, há um Macuco Selva – uma caminhada pela mata do parque. Já o vôo de helicóptero decola de fora do parque, próximo ao Parque das Aves. É o passeio mais caro de Foz do Iguaçu, o luxo dos luxos.
Parque das Aves
Estrategicamente localizado entre o rio Iguaçu e a rodovia que leva às Cataratas, o Parque das Aves oferece uma experiência imersiva colocando o visitante, lado a lado, com animais incríveis do território brasileiro. Você fará uma trilha ecológica que passa por todo o parque, inclusive por dentro de Imensos viveiros, que proporcionam um conhecimento de aproximadamente 1300 aves, de 150 espécies, como as araras vermelhas e azuis, flamingos e tucanos. O Parque das Aves é uma das principais atrações turísticas e uma parada obrigatória para fazer em Foz do Iguaçu onde os visitantes têm a oportunidade de se maravilhar com a diversidade de aves em um ambiente naturalmente preservado.
Itaipu Binacional
Visitar a Usina de Itaipu é mais um dos passeios imprescindíveis para fazer em Foz do Iguaçu. Em operação desde 1984, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma obra monumental que impressiona pela sua magnitude e importância energética. Itaipu se tornou nos últimos anos um dos motores do turismo de Foz do Iguaçu. Além do tour técnico que permite conhecer seu funcionamento e história, o complexo oferece uma série de passeios incríveis.
Há dois passeios principais para escolher: Itaipu Panorâmica (que leva até a área da barragem e tem duração de 1h10) ou Itaipu Especial (que leva ao interior da usina, vendo de perto as turbinas e a sala de controle. É preciso ter 14 anos para fazer o passeio e a duração é de 2h45.) . Há ainda outros passeios acessórios, como o Refúgio Ecológico, que leva a uma reserva de mata protegida desde a construção da barragem e o Itaipu Iluminada, um passeio noturno que é igual ao da Visita Panorâmica, com o bônus de ver a usina iluminada, além do Itaipu by bike, com percurso de 17 km que é feito em 2 horas.
Marco das 3 Fronteiras
Um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Foz do Iguaçu, este local histórico e cultural marca o encontro dos rios Iguaçu e Paraná, onde Brasil, Argentina e Paraguai se encontram, representando a união das três nações. Inaugurado em 1903, a edificação é composta por três estruturas, uma em território brasileiro, uma em território argentino e a outra em território paraguaio, cada uma com as cores do seu país. No lado brasileiro, o marco é decorado com as cores verde e amarelo e está situado em um parque temático que oferece uma variedade de atrações culturais e históricas, que incluem apresentações de dança, música e gastronomia típicas dos três países, além de uma vila cenográfica que recria o ambiente histórico da região. Revitalizado em 2015, o local possui confortável estrutura de apoio ao turista, com informações em espanhol, português e inglês. O entardecer é o melhor momento para visitar.
Parques temáticos
Dreams Park
Abriga o Museu de Cera Dreamland, Vale dos Dinossauros, com diversas réplicas de dinossauros em tamanho real, Maravilhas do Mundo, onde há alguns dos monumentos mais famosos do mundo em miniatura, Dreams Ice Bar, onde tudo é feito de gelo e com temperaturas negativas, Dreams Motor Show, um museu de motocicletas, com bar, restaurante e shows ao vivo e o Eco Park, com abrigo de animais resgatados e fazendinh.
Movie Cars
A maior coleção de automóveis de Foz do Iguaçu. O Movie Cars Entertainment junta a magia do cinema e a emoção do automobilismo em um só lugar, com aproximadamente 50 veículos em mais de 20 cenários hollywoodianos dos maiores sucessos de filmes, séries de TV, desenhos animados, artistas musicais e ícones históricos.
Dicas para aproveitar sua viagem a Foz do Iguaçu
Elaborar um roteiro para Foz do Iguaçu requer planejamento para aproveitar ao máximo as atrações e experiências que a região oferece. Por isso, alguns conselhos são válidos:
- considere a possibilidade de adquirir ingressos on-line antecipadamente para evitar filas;
- mantenha algum tempo livre em seu itinerário para imprevistos ou para aproveitar espaços e atividades não planejadas que possam surgir durante a viagem;
- use roupas confortáveis para ficar mais à vontade, já que você vai caminhar bastante
- para os amantes da boa comida, a Avenida Jorge Schimmelpfeng é o principal ponto gastronômico da cidade, repleto de bares, restaurantes e cafés que oferecem uma variedade enorme de pratos.
Três dias inteiros são o suficiente para ticar o essencial da lista de atrações, mas se ficar alguma de fora do seu roteiro, essa é uma “desculpa” maravilhosa para voltar à cidade e desfrutar de tudo o que esse destino tem a oferecer!
Conheça o Paraná é um projeto do Portal GMC Online para divulgar e promover os destinos paranaenses.