Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de agosto de 2024

1968: a quinta legislatura


Por Reginaldo Dias Publicado 29/08/2024 às 09h09
Ouvir: 00:00
image
Foto: Maringá Histórica

Olá, pessoal, nosso tema de hoje é a quinta legislatura da Câmara Municipal, composta pelos vereadores eleitos em 1968.

Na quinta legislatura, a Câmara Municipal teve a sua composição elevada de 15 para 17 vereadores.

De acordo com as proporções obtidas nas urnas, o MDB elegeu nove vereadores e a Arena, oito.

O número de vereadores reeleitos foi o maior verificado até então. Seis vereadores foram reconduzidos a novo mandato: Ary de Lima, Antenor Sanches, Antônio Mário Manicardi, Midufo Vada, Kazumi Taguchi e Paulo Vieira de Camargo

Dois dos reeleitos presidiram a Câmara naquela legislatura, os vereadores Ary de Lima e Paulo Vieira de Camargo.

O campeão de votos foi o advogado Wilson Amaral Brandão.

Por causa do sistema bipartidário, houve a diminuição do número de candidatos, o que se repercutiu no patamar de votos obtidos nas urnas. Desta maneira, antes o vereador mais bem votado costumava fazer uma média de 500 votos.

Em 1968, quatro vereadores atingiram a marca de 1.000 votos e o mais bem votado, Wilson Amaral Brandão, atingiu a impressionante cifra de 2.286 votos, o que representava 6,5% do universo de votos válidos. Com isso, Brandão se tornou o vereador mais bem votado da história, em números absolutos e em números proporcionais ao eleitorado. Em 1970, ele foi eleito deputado estadual.

Em 1972, no final daquela legislatura, houve forte presença de vereadores nas três chapas que concorreram aos cargos executivos. O vereador Egídio Assmann concorreu ao cargo de prefeito. Os vereadores Tetuo Nishiyama, Paulo Vieira de Camargo e Walber Guimarães foram candidatos a vice-prefeito.

A principal novidade da quinta legislatura foi a eleição da vereadora Sebastiana Costa Tobias. Fisioterapeuta ligada à ANPR, ela obteve expressivos 1.090 votos. Desta maneira, Sebastiana Costa Tobias se tornou a primeira mulher a exercer um mandato eletivo na história de Maringá.

Ouça o episódio:

Baixe o livro “Da Arte de Votar e Ser Votado: As Eleições Municipais em Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação