Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de agosto de 2024

Maringá registra 27 mortes no trânsito em 2024; 15 óbitos foram de pessoas em motocicletas


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/08/2024 às 08h44
Ouvir: 00:00

A Secretaria de Mobilidade Urbana atualizou na última segunda-feira, 26, os dados estatísticos sobre acidentes com mortes no trânsito de Maringá.

Dentro da cidade, com regras bem definidas de trânsito de veículos e pedestres e sinalização adequada, seria de se esperar que as mortes fossem raras. Mas não são. Em 2023, de janeiro a agosto, 33 pessoas morreram no trânsito da cidade. No mesmo período deste ano foram 27 mortes, 20% a menos, mas ainda assim uma tragédia.

image
Foto: Arquivo/GMC Online

Das mortes este ano, 15 foram de pessoas que estavam em motocicletas, oito eram pedestres, duas vítimas estavam em carro e duas em bicicleta. 20 vítimas eram homens e sete mulheres. A maioria tinha entre 40 e 49 anos. As mortes de ciclistas podem ser reduzidas com a ampliação da malha de ciclovias.

Para o assessor parlamentar Eduardo Simões, que faz parte de um coletivo de ciclistas, o ideal é que Maringá tivesse 100 km de ciclovias com conexões entre si para criar rotas seguras. Uma licitação será aberta no mês que vem para a implantação de uma ciclovia na Avenida Tuiuti chegando até a Avenida Brasil e criando assim uma conexão.

“Então essa estrutura cicloviária, que me parece ser bem cumprida aqui, pelo que eu estou vendo as informações que nós temos, ela vai trazer para a cidade mais segurança e também um fomento, né? Uma política de fomento ao uso da bicicleta e estrutura cicloviária. A gente sempre vai ter uma demanda grande pelos ciclistas, que em Maringá tem tido um aumento no número da bicicleta como meio de transporte. E agora a estrutura tem que acompanhar essa vontade dos ciclistas de estarem pedalando seguros e seguras. Então esse é o ponto que a gente entende que é muito importante nessa estrutura cicloaviária”, explicou o parlamentar.

O edital para contratar a empresa que irá construir a ciclovia na Avenida Tuiuti, entre o Contorno Norte e a Avenida Brasil, foi publicado nesta quarta-feira, 28. O mesmo edital prevê a readequação viária e paisagística da Praça Senador Abilon de Souza Naves. O valor total da licitação, na modalidade concorrência pública, será de R$ 8.089.128,86. A abertura dos envelopes está marcada para o dia, 13, de setembro, às 9h. O prazo de execução será de 360 (trezentos e sessenta) dias corridos, contados a partir da data de assinatura da ordem de serviço.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação