Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Homem morre depois de engasgar com pedaço de carne


Por Redação GMC Online Publicado 02/09/2024 às 17h03
Ouvir: 00:00

Um idoso de 70 anos, morreu no hospital após engasgar e sofrer uma parada cardiorrespiratória, em Paranavaí. O homem engasgou com um pedaço de carne, em um restaurante, na noite desta sexta, 30, e chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros mas, de acordo com a Santa Casa de Paranavaí, morreu na manhã deste sábado, 31.

image
Foto: Divulgação/Santa Casa de Paranavaí

 Segundo o Corpo de Bombeiros, o solicitante acionou os socorristas relatando que uma pessoa estaria engasgada com um pedaço de carne. Ao chegar ao local, a equipe encontrou um homem já em parada cardiorrespiratória. Os bombeiros iniciaram os protocolos para desobstrução das vias aéreas da vítima e depois levaram o homem ao hospital, em estado grave.

Como agir ao ver alguém engasgar

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição e pode levar  à morte por asfixia ou deixar a pessoa inconsciente por um tempo. Agir rapidamente evita complicações. 

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro). Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. 

Com informações do  Portal da Cidade Paranavaí e Secretaria Estadual da Saúde

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação