Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2025

Silvio Barros vai construir UPAs Zona Leste e Zona Oeste; conheça as principais propostas de para a saúde em Maringá


Por GMC Poder Publicado 05/09/2024 às 10h13
Ouvir: 00:00

Ao conversar com a população, uma das principais reivindicações ouvidas por Silvio Barros, candidato a prefeito de Maringá, é em relação a melhorias na área da saúde. E entre as propostas dele, está a criação de mais duas Unidades de Pronto Antendimento: a UPA Zona Leste e a UPA Zona Oeste.

WhatsApp Image 2024-09-05 at 09.32.30

“Maringá cresceu e os investimentos em infraestrutura em saúde precisam acompanhar esse crescimento. É por isso que vamos criar mais duas UPAs, a Zona Leste e a Zona Oeste, para ampliar ainda mais o atendimento para quem precisa de atendimentos com urgência e emergência. Lembrando que as UPAs Zona Norte e Zona Sul foram viabilizadas quando fui prefeito de Maringá”, diz.

Além de construir mais duas unidades, Silvio Barros propõe melhorar a eficiência das UPAs já existentes. “Isso é possível com a implementação de softwares hospitalares, treinamento contínuo dos profissionais e monitoramento de indicadores de desempenho”, aponta ele, ressaltando a importância de reestruturar o sistema de aquisição e distribuição de medicamentos, garantindo o abastecimento contínuo.

Prevenção

Outra prioridade é implantar ações focadas na prevenção de doenças. “Na saúde, a coisa mais importante é ajudar as pessoas a não ficarem doentes. Para isso, nós vamos voltar com toda a força com o programa de Promoção e Prevenção da Saúde para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida da população.”

Nessa linha, Silvio Barros também garantirá a implantação de uma rede de terapias integrativas e complementares em saúde para fortalecer a prevenção e a promoção da saúde na cidade, com atendimento integral e gratuito.

De olho na saúde dos mais jovens, o destaque é a implantação do Centro de Atendimento Pediátrico e do Programa Saúde na Escola (PSE), para garantir cuidados em tempo integral e gratuitos às crianças e adolescentes de Maringá.

Filas de espera: como resolver?

Outra queixa da população são as longas filas para a realização de consultas, exames e procedimentos especializados. “Vamos utilizar o programa Saúde Digital do Ministério da Saúde para reduzir filas. Além disso, outro foco de nossa gestão será realizar mutirões em parceria com universidades, entidades filantrópicas e privadas de saúde para reduzir esse tempo de espera.”

Estratégia da Saúde da Família

A implantação da Estratégia da Saúde da Família também é um ponto-chave para melhorar os serviços de saúde na cidade. Assim, Silvio Barros vai ampliar as equipes multidisciplinares dentro das normas do Ministério da Saúde, incluindo especialistas como pediatra, ginecologista/obstetra, geriatra, cardiologista, dermatologista, endocrinologista, homeopata, infectologista, psiquiatra, arte-educador, assistente social, farmacêutico clínico, fisioterapeuta, acupunturista, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo e terapeuta ocupacional, entre outros.

“É importante destacar que essas especialidades, hoje, são muito importantes para famílias que têm autistas em casa, e também para pessoas com deficiência e pessoas acamadas”, frisa Silvio Barros.

Saúde mental e emocional levada a sério

Candidato à Prefeitura de Maringá, Silvio Barros ainda propõe a criação de mais residências terapêuticas para o tratamento de pessoas com transtornos mentais crônicos e a ampliação do Centro Integrado de Saúde Mental, oferecendo atendimento especializado e interdisciplinar. “Também vamos criar o Programa Saúde Emocional, com objetivo de oferecer atendimento preventivo e especializado para profissionais de saúde, educação e assistência social”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação