Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Missão da SpaceX que levará astronautas para ‘caminhada espacial’ é novamente adiada


Por Agência Estado Publicado 09/09/2024 às 07h31
Ouvir: 00:00
image
 Foto: Reprodução/@spacex via Twittet

A missão Polaris Dawn, da SpaceX, prevista para ser lançada na madrugada desta segunda-feira, 9, foi adiada mais uma vez. O novo lançamento está previsto para a madrugada de terça-feira, 10.

A mudança foi anunciada na página da SpaceX nas redes sociais. Segundo a empresa, o clima está “40% favorável para a decolagem” e as condições nos possíveis locais de amerissagem para o retorno da nave à Terra ainda estavam sendo observadas.

O horário inicialmente previsto para a missão, 4h38 no horário de Brasília, se manteve. Segundo a empresa de Elon Musk, outros dois horários podem ser usados: 6h23 e 8h09, também horário de Brasília. Se ainda assim algo impedir o lançamento, uma nova tentativa pode ser realizada na quarta-feira, 11, nos mesmos horários.

A missão Polaris Dawn tinha lançamento previsto para 27 de agosto, mas foi adiada devido a problemas técnicos. No dia seguinte, condições meteorológicas adversas impediram o lançamento. Inicialmente programada para 2022, a missão foi adiada de novembro para dezembro daquele ano. Novos adiamentos ocorreram em março de 2023 e abril de 2024. Já em agosto, mais três prorrogações, culminando com o adiamento desta segunda-feira.

O objetivo final do Programa Polaris é validar a tecnologia da Space X para poder levar civis até o espaço. A missão conta com trajes especiais, recursos inéditos de suporte à vida, pesquisas médicas sobre altitude e teste de conexão de internet no espaço.

Será a primeira vez, desde a era Apollo, em 1970, que seres humanos estarão tão distantes da Terra, há cerca de 1,4 mil quilômetros. Além disso, a Space X se tornará a primeira empresa privada a realizar uma caminhada espacial – com a cápsula Dragon totalmente despressurizada -, o que está sendo considerado como uma revolução para o turismo espacial.

Junto a Space X, liderada por Elon Musk, o bilionário Jared Isaacman, que é piloto e astronauta, está por trás do financiamento do Programa Polaris Dawn. A tripulação terá, além de Isaacman, Scott “Kidd” Poteet, tenente-coronel da reserva da Força Aérea americana, a engenheira Sarah Gillis e a médica Anna Menon. Sarah e Anna serão as primeiras funcionárias da empresa de Musk a viajar para o Espaço.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Militar do Exército sofre assalto, persegue e mata suspeito a tiros em praia do Guarujá


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…


Um homem de 37 anos foi morto a tiros, na manhã deste sábado, 6, após assaltar um cabo do Exército…

Geral

Soldado confessa ter esfaqueado e incendiado cabo do Exército e responderá por feminicídio


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…


Maria de Lourdes Freire Matos, cabo do Exército Brasileiro, morreu aos 25 anos de idade em um incêndio criminoso no…