Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de dezembro de 2025

Entenda como hino pode pôr fim a trabalho de treinador da seleção inglesa


Por Agência Estado Publicado 09/09/2024 às 09h45
Ouvir: 00:00
england_1723734676_3435257907950007965_1380834392
Foto: Reprodução/Instagram/@england

Desde a demissão do técnico Gareth Southgate, vice-campeão da Eurocopa em 2021 e 2024, a Inglaterra busca um substituto para o cargo. Em geral, a Federação Inglesa (FA, na sigla em inglês) opta por treinadores do Reino Unido, semelhante ao que acontece no Brasil. Na vitória sobre a Irlanda por 2 a 0 MP sábado, no entanto, Lee Carsley, ex-jogador de futebol irlandês, esteve sob o comando do time inglês, de forma interina.

Carsley é treinador da seleção sub-21 e assumiu o trabalho enquanto a FA define qual será o nome a suceder Southgate. Ele não está descartado para a posição, já que é um dos responsáveis pelo sucesso das categorias de base da Inglaterra – conquistou a Eurocopa da categoria em 2023 – e se mostra capacitado para o cargo. No entanto, a nacionalidade irlandesa é um problema para os torcedores e a imprensa inglesa.

Ex-jogador, Carsley nasceu em Birmingham, na Inglaterra, mas optou por defender a Irlanda ao longo de sua carreira. Em 2002, disputou a Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão com a seleção nacional. Além disso, em entrevistas recentes, ele afirmou que não cantaria o hino antes das partidas da Inglaterra. Os dois motivos foram o suficiente para que o treinador tivesse a antipatia e um clima adverso em seu trabalho, ainda que provisório.

“Sempre estive muito focado no jogo e nas minhas primeiras ações. Naquele período (da execução dos hinos), sempre estive cauteloso com a possibilidade da minha divagar. Respeito ambos e compreendo o quanto eles significam para os países”, afirmou Carsley, antes da partida entre Inglaterra e Irlanda pela Liga das Nações. O foco, no momento dos hinos, é somente na partida. “Estava muito focado no futebol, enquanto atuava como jogador, e levei isso para no meu trabalho como treinador”.

Mesmo com essa explicação, o treinador não conseguiu escapar de periódicos como o The Telegraph e Daily Mail, que pedem a “cabeça” do treinador. De fato, Carsley não se preocupou em cantar o hino da Inglaterra antes da partida contra a Irlanda, em Dublin – os ingleses venceram por 2 a 0, com gols de Declan Rice e Jack Grealish. Ambos, inclusive, têm origem irlandesa e defenderam a seleção da Inglaterra.

Carsley, se for efetivado, não seria o primeiro treinador estrangeiro à frente da Inglaterra. Sven-Goran Eriksson, da Suécia – morto neste ano, vítima de câncer – e Fabio Capello, da Itália, já comandaram a seleção, inclusive em Copa do Mundo. A questão com o irlandês envolve também a rivalidade histórica entre Inglaterra e Irlanda.

No século 12, Henrique II, rei da Inglaterra, ordenou a invasão do território que pertencia à Irlanda. Após oito de séculos de colonização e disputas religiosas, a Irlanda conseguiu sua independência após conflito armado, entre 1919 e 1921, deixando o Reino Unido.

Independentemente do futuro de Carsley à frente da seleção inglesa, o time volta a campo nesta terça-feira, para encarar a Finlândia, no estádio de Wembley, pela segunda rodada do Grupo 2 da Liga das Nações B. Se efetivado, além de se provar para a população inglesa, o treinador também terá a missão de subir de divisão na competição europeia, após rebaixamento na última edição.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Michael exalta jovens do Fla após empate e vê futuro incerto: ‘O que posso fazer é trabalhar’


Jogador mais velho em campo e responsável por passar um pouco de tranquilidade aos mais jovens ao lado de nomes…


Jogador mais velho em campo e responsável por passar um pouco de tranquilidade aos mais jovens ao lado de nomes…

Esportes

Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol na despedida do Brasileiro


Campeão antecipado, o Flamengo apostou em um time alternativo em sua despedida do Campeonato Brasileiro e encerrou a sua participação…


Campeão antecipado, o Flamengo apostou em um time alternativo em sua despedida do Campeonato Brasileiro e encerrou a sua participação…

Esportes

Beatriz Ferreira perde luta, título mundial dos pesos leves e invencibilidade em Monte Carlo


A boxeadora Beatriz Ferreira perdeu a invencibilidade e o título mundial dos pesos leves, versão Federação Internacional de Boxe (FIB),…


A boxeadora Beatriz Ferreira perdeu a invencibilidade e o título mundial dos pesos leves, versão Federação Internacional de Boxe (FIB),…