Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de setembro de 2024

Concursos: Lula sanciona lei com novas regras. Veja o que muda


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 09/09/2024 às 13h41
Ouvir: 00:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assina, nesta segunda-feira, 9, a sanção do Projeto de Lei n° 2258/2022, que estabelece regras gerais para concursos públicos. O texto, que tramitou no Congresso Nacional durante 20 anos, foi aprovado no Senado, em agosto, e busca modernizar as normas para a realização dos certames.

image
Foto: Luh Fiuza/Metrópoles

O projeto prevê, entre outros pontos, a possibilidade de aplicação das provas total ou parcialmente a distância, pela internet. Segundo o texto, essa modalidade pode ser aplicada desde que seja garantida a igualdade de acesso aos candidatos. Esse trecho ainda precisa ser regulamentado pelo Executivo.

O novo marco vale apenas para concursos federais, excluindo seleções para magistratura, Ministério Público e empresas públicas que não dependam de recursos federais para despesas com pessoal e custeio. Estados, municípios e Distrito Federal podem criar suas próprias normas.

As regras passarão a valer quatro anos após a sanção da lei.

Outras regras

O texto estabelece que a abertura de um concurso deverá ser motivada pelos seguintes requisitos:

  • Evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos e a estimativa das necessidades futuras em face das metas de desempenho institucional para os próximos cinco anos;
  • Denominação e quantidade dos postos a prover, com descrição de suas atribuições;
  • Inexistência de concurso público anterior válido para os mesmos postos, com candidato aprovado e não nomeado;
  • Adequação do provimento dos postos, em face das necessidades e possibilidades de toda a administração pública;
  • Estimativa do impacto orçamentário-financeiro.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Peeling de fenol: influenciadora virá ré e vai responder por homicídio qualificado


A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra a influenciadora Natalia Becker,…


A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra a influenciadora Natalia Becker,…

Geral

Deolane Bezerra vai sair da prisão, diz irmã da influenciadora; mãe seguirá presa


A Justiça de Pernambuco concedeu liberdade para a influenciadora digital Deolane Bezerra, presa na quarta-feira, 4, durante a operação da…


A Justiça de Pernambuco concedeu liberdade para a influenciadora digital Deolane Bezerra, presa na quarta-feira, 4, durante a operação da…