Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de setembro de 2024

Saiba causa da morte da baleia que ganhou fama como ‘espiã russa’


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 09/09/2024 às 14h08
Ouvir: 00:00

A baleia-beluga macho apelidada de Hvaldimir – uma combinação da palavra norueguesa para baleia e o primeiro nome do presidente russo, Vladimir Putin – foi encontrada morta no final de agosto, na Baía de Risavika, no sul da Noruega. Hvaldimir ganhou fama depois que foi vista pela primeira vez, em 2019, perto de águas russas com uma uma espécie de cinto de segurança para escalada com um suporte para câmera. O fato curioso gerou rumores de que a beluga poderia ser uma espiã.

image
Foto: Reprodução/OneWhale

Segundo a polícia norueguesa, foi comprovado, em uma autópsia, que a baleia morreu por conta de um pedaço de madeira de cerca de 35 cm que ficou preso em sua boca. As autoridades passaram a investigar o caso depois que dois grupos de direitos dos animais denunciaram que Hvaldimir teria sido morto a tiros.

“O laudo mostrou que o estômago [da baleia] estava vazio. Além disso, a maioria dos órgãos [já] havia se decomposto. Não há nada nas investigações que foram realizadas que estabeleça que foi atividade humana que levou diretamente à morte de Hvaldimir”, disse a polícia ao The Guardian. Como resultado, a polícia não investigaria mais a morte da baleia, acrescentaram.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Peeling de fenol: influenciadora virá ré e vai responder por homicídio qualificado


A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra a influenciadora Natalia Becker,…


A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra a influenciadora Natalia Becker,…