VoePass: caixa-preta traz últimos contatos entre pilotos e torre. Veja
O relatório sobre a queda do avião da VoePass, divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na última sexta-feira, 6, revelou as transcrições dos áudios de comunicação entre os pilotos do ATR-72 e a torre de comando extraídas da caixa-preta.
O acidente ocorreu no último dia 9 de agosto, em Vinhedo, no interior de São Paulo. Todas as 62 pessoas a bordo, sendo 4 tripulantes e 58 passageiros, morreram.
As transcrições mostram que, até os momentos que antecederam a queda, as comunicações com a torre de controle foram normais e sem indícios de emergência.
Últimos contatos de avião da VoePass antes da queda
Veja a sequência de comunicações entre o Passaredo 2283 (ATR-72, da VoePass) e a torre de controle (APP-SP), que esclarecem a dinâmica dos momentos finais do voo:
- 13h06min00s: Logo após contato do VoePass, o controle responde e pede que o avião mantenha sua altitude atual (17 mil pés).
- 13h06min05s: O VoePass confirma que entendeu a instrução.
(…) - 13h18min21s: O piloto informa que chegou ao ponto ideal para começar a descer.
- 13h18min25s: O controle instrui o avião a continuar na mesma altitude. O piloto confirma.
- 13h19min19s: Após chamada do VoePass, o controle responde e pede que o avião continue na mesma altitude devido ao tráfego de outra aeronave.
- 13h19min23s: O VoePass confirma que manterá a altitude e informa que está pronto para descer, aguardando autorização.
- 13h19min30s: O controle reconhece a situação e pede que o piloto aguarde a autorização para a descida.
- 13h19min31s: O piloto confirma que entendeu e agradece.
- 13h20min33s: O controle autoriza o VoePass a seguir direto para a posição “Sanpa” (um ponto específico no ar), ainda mantendo a altitude, e informa que a descida será autorizada em dois minutos.
- 13h20min39s: O VoePass confirma a mensagem (essa foi a última comunicação do voo).
- 13h21min36s: O controle finalmente autoriza a descida do avião para uma altitude mais baixa (9 mil pés), com rumo para “Sanpa”
Das 13h22min02s até as 13h22min49s, a torre de controle fez cinco chamadas para o VoePass, mas não recebeu resposta. O avião já havia caído.
Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.