Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2025

Cardiologista compartilha 5 alimentos que “limpam” os vasos sanguíneos


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online Publicado 12/09/2024 às 10h01
Ouvir: 00:00

Manter os vasos sanguíneos “limpos” e saudáveis é crucial para a prevenção de doenças cardiovasculares. A boa notícia é que alguns alimentos são verdadeiros aliados nessa função, pois ajudam a desobstruir as artérias e a proteger o coração.

doctor-showing-plastic-heart
Foto: Ilustrativa/Freepik

Quem afirma isso é o cardiologista Roque Savioli. Em uma publicação no Instagram, o médico explicou que existem ingredientes que podem “limpar” os vasos sanguíneos. No entanto, eles devem integrar a dieta mediterrânea (composta de vegetais, frutas, cereais, sementes, ovos e derivados), pois não atuam sozinhos. “Mas eles trazem elementos essenciais para o sangue não encontrar barreiras pelo caminho”, disse.

1 – Sardinha

Fácil de ser adquirida no comércio e de baixo custo, a sardinha é rica em ômega-3 e coenzima Q10, protetores do coração e dos músculos. “Coma peixes pelo menos duas vezes por semana”, recomendou o cardiologista.

tasty-seabream-with-lemons-high-angle
Foto: Ilustrativa/Freepik

2 – Beterraba

Segundo o especialista, a beterraba é “a rainha no despertar do óxido nítrico”, que é um vasodilatador natural produzido pelo corpo quando há ingestão do vegetal. A substância facilita a circulação sanguínea, permitindo maior aporte de oxigênio e nutrientes até a musculatura e ajudando a controlar a pressão arterial. De acordo com o médico, a melhor forma de consumir a beterraba é crua.

beetroot-juice-2512474_1280
Foto: Ilustrativa/Pixabay

3 – Couve

Rica em magnésio, a couve é uma folha das mais potentes quando se trata de proteção cardíaca e aliada contra as dores, conforme alegou o especialista. “Ela pode ser consumida crua, no suco ou refogada”, acrescentou.

pexels-freestocks-134877
Foto: Ilustrativa/Pexels

4 – Chocolate

O chocolate é outro aliado à prevenção de doenças cardiovasculares. No entanto, Savioli alertou que, para proteger o coração, o ingrediente precisa ser amargo e ter a partir de 70% de cacau. “Você pode comer uma lasca de chocolate de mais ou menos 10 gramas 3 vezes ao dia. Serão 30 gramas de chocolate amargo ao dia”, sugeriu. O cardiologista observou que o alimento também é ideal para reduzir a vontade de comer doces, o que o torna ainda mais benéfico para a saúde.

dark-2562840_1280
Foto: Ilustrativa/Pixabay

5 – Batata Yacon

Originária da Cordilheira dos Andes, a batata Yacon é a melhor batata para pessoas com diabetes, segundo o profissional. “Apesar de ser doce, ela é aliada dos diabéticos e de quem tem problemas no coração”, comentou na publicação.

Isso se deve ao poder antioxidante do tubérculo, que “promove uma limpeza de radicais livres, substâncias que atuam como se o corpo estivesse enferrujado e cheio de lixo”.

image
Foto: Ilustrativa/Reprodução

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Quem era o delegado que foi baleado e morto durante assalto na zona sul de São Paulo


O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira, 14, durante um assalto no bairro…


O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira, 14, durante um assalto no bairro…