04 de julho de 2025

SP registra ‘chuva’ de fuligem; saiba o que é o fenômeno


Por Agência Estado Publicado 12/09/2024 às 14h51
Ouvir: 03:21

Diante da incidência de queimadas que atingem o Estado de São Paulo, a capital presenciou na quarta-feira, 11, chuva de fuligem na zona oeste, na divisa com Osasco, região metropolitana. Embora seja conhecida como chuva de fuligem, o termo correto é queda, pois diferentemente da chuva que é água líquida, são floquinhos de fuligem que caem do céu.

Conforme a empresa Climatempo, a condição climática tende a ser observada com frequência pelo interior paulista, onde a quantidade de focos de fogo e de fumaça é muito maior do que na Grande São Paulo.

Ainda conforme a empresa de meteorologia, a quantidade de fumaça sobre o Estado poderá aumentar no fim de semana, em razão do deslocamento de uma frente fria. Além do aumento da fumaça, poderão ser vistos redemoinhos de fumaça e de poeira.

“Os ventos tendem a ser de moderados a fortes na sexta-feira, 13, e principalmente no sábado, 14, e numa direção que vai favorecer o transporte de mais fumaça sobre o Estado”, projeta a Climatempo.

Conforme a previsão, esta frente fria deve passar sobre Estado de São Paulo entre o domingo, 15, e a segunda-feira, 16, e tem potencial para provocar chuva forte no litoral, na Grande São Paulo e em várias áreas pelo interior paulista.

Na capital paulista, onde as temperaturas permanecem elevadas e a umidade do ar segue baixa em torno dos 20%, a passagem da frente fria vai trazer um pouco de alívio. O volume de chuva esperado, porém, deve ser bem menor, com chuva fraca e chuviscos de forma intermitente durante a trajetória do sistema, segundo o Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.

Até sábado, a temperatura máxima deve ficar acima dos 30ºC. Entre domingo e terça-feira, 17, os termômetros devem ficar em torno de 20ºC. Desta forma, o declínio das temperaturas não será duradouro, devendo voltar a esquentar ainda no decorrer da próxima semana.

Na quarta-feira, 18, de acordo com a empresa Meteoblue, a variação deve ser de 15ºC e 27ºC. Na quinta-feira, 19, a temperatura deve voltar a ficar acima dos 30ºC.

“Os benefícios desta frente fria serão sentidos por pouco tempo. O calor, a fumaça e o ar seco voltam antes do fim da próxima semana e o inverno vai terminar quente”, prevê a Climatempo. A primavera começará em 22 de setembro.

Redemoinho de fumaça

No interior paulista, o calor intenso e as queimadas criaram na quarta-feira condições para a formação de um enorme redemoinho de fumaça na região de Mococa.

“O fenômeno foi observado em uma propriedade que é usada para produção de queijo. O fogo atingiu todo o pasto onde ficavam os animais, mas foram eles retirados minutos antes”, disse a Climatempo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diarista é indiciada após postar foto em rede social com vestido furtado da patroa em MG


Uma diarista de 46 anos foi indiciada por furto, em Uberlândia, Minas Gerais, após se exibir em redes sociais usando…


Uma diarista de 46 anos foi indiciada por furto, em Uberlândia, Minas Gerais, após se exibir em redes sociais usando…

Geral

Tanque do Exército na contramão passa por cima de carro estacionado


Um tanque blindado do Exército, que fazia parte de um comboio, passou por cima da lateral de um carro estacionado…


Um tanque blindado do Exército, que fazia parte de um comboio, passou por cima da lateral de um carro estacionado…

Geral

Justiça suspende regra para punir professores que faltam da rede estadual de SP


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou a suspensão da resolução da Secretaria de Educação, publicada em 27…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou a suspensão da resolução da Secretaria de Educação, publicada em 27…