Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Horário de verão 2024 começa em novembro? Entenda


Por Redação GMC Online Publicado 04/10/2024 às 15h48
Ouvir: 00:00

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou nesta quarta-feira, 2, durante coletiva de imprensa, que o horário de verão poderá retornar em novembro de 2024, caso o cenário hidrológico do país não melhore nos próximos dias. Enquanto não se define se o horário de verão começa ou não no mês que vem, veja o que se sabe até o momento sobre o assunto.

image
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A medida, conhecida por adiantar os relógios em uma hora, visa otimizar o uso da luz natural e era aplicada nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Essa aplicação regionalizada se baseava na maior eficácia nas áreas mais distantes da Linha do Equador, onde a variação de luminosidade é mais perceptível.

Segundo Silveira, o governo anterior extinguiu o horário de verão por questões ideológicas. A prática foi introduzida no Brasil em 1931 e se tornou fixa em 2008, até ser cancelada em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro. Na época, o ex-presidente justificou a decisão afirmando que a alteração não apresentava mais os benefícios energéticos desejados, devido às mudanças no padrão de consumo de energia ao longo dos anos.

Agora, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a decisão sobre o retorno do horário de verão será tomada em breve. Estudos realizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) destacaram a importância da medida, especialmente para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país, onde o impacto energético seria mais significativo.

ASe aprovado, quando horário de verão deve começar em 2024?

Tradicionalmente, o horário de verão é regulamentado pelo Decreto nº 6.558 e tem início no primeiro domingo de novembro, à meia-noite. No entanto, ainda não há uma data oficial para o retorno em 2024, uma vez que a medida não foi formalizada pelo governo. Alexandre Silveira garantiu que a decisão será tomada em breve, destacando que a política “seria útil para melhorar o planejamento” energético em 2025. Além disso, o governo pretende enviar ao Congresso um projeto de lei até o final do ano visando a “reestruturação” do setor elétrico.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também demonstrou apoio ao retorno do horário de verão, chamando-o de “boa alternativa”. “Não vai faltar energia, mas nós precisamos todos ajudar. Horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia”, comentou.

Impactos no setor aéreo e preocupações com as eleições

Embora a decisão ainda não tenha sido formalizada, Silveira já se reuniu com representantes do setor aéreo. O CEO da Azul, John Rodgerson, afirmou que o retorno do horário de verão exigiria, no mínimo, 45 dias para o replanejamento das rotas e horários de voos.

Outro ponto de preocupação é o impacto no período das eleições municipais. A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já manifestou receios sobre como a mudança no horário poderia afetar a logística de votação e a apuração dos resultados eleitorais.

Horário de verão e seus efeitos na saúde

Apesar dos potenciais benefícios econômicos, a área de saúde tem levantado preocupações sobre o impacto do horário de verão. Um grupo de 26 cientistas, especialistas em cronobiologia — o estudo dos ritmos biológicos —, declarou-se contra o retorno da medida. Eles afirmam que a mudança no relógio pode desestabilizar o ciclo natural de sono e vigília, resultando em problemas de saúde, como distúrbios do sono, aumento de riscos cardiovasculares, transtornos mentais e até aumento no número de acidentes de trânsito.

Um estudo conduzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) revelou que mais de 50% dos entrevistados relataram algum desconforto durante o período de transição para o horário de verão. Os cientistas defendem que “um maior alinhamento entre os nossos ritmos biológicos e os horários social e ambiental contribui para uma sociedade mais saudável.”

image
Tem muita gente querendo saber quando o horário de verão, de fato, começa no Brasil em 2024 .Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído


Um homem se trancou no banheiro do ônibus em que viajava de São Paulo para Curitiba, na madrugada desta sexta-feira,…


Um homem se trancou no banheiro do ônibus em que viajava de São Paulo para Curitiba, na madrugada desta sexta-feira,…

Geral

Execução de delator do PCC: força-tarefa cumpre mandados de busca, apreensão e prisão


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…


A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último…

Geral

11 Estados relatam falta de vacina; veja quais são e o que diz o governo


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…


Pelo menos 11 Estados do País registram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão…