Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de outubro de 2024

Massa salarial e rendimento avançam em agosto e indústria mostra estabilidade, mostra CNI


Por Agência Estado Publicado 07/10/2024 às 14h03
Ouvir: 00:00

Os indicadores industriais relacionados ao mercado de trabalho, como a massa salarial e rendimento médio, avançaram em agosto. O emprego, faturamento real e horas trabalhadas também registraram avanço em relação a julho, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta segunda-feira, 7.

A CNI observa que o quadro é, no geral, de estabilidade em relação a julho de 2024. “O emprego, a massa salarial real e o rendimento médio real registraram crescimento em agosto, o que reforça o caráter aquecido que o mercado de trabalho tem mostrado ao longo de 2024, não apenas na indústria de transformação, mas na economia como um todo”, diz.

Na comparação dos primeiros oito meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, houve avanço em todos os indicadores analisados. “A situação da indústria de transformação se encontra mais favorável em relação ao que se apresentava em 2023”, diz.

Em agosto, o faturamento real da indústria de transformação avançou 0,7% ante julho e apresentou crescimento de 5,3% na comparação com o mesmo mês de 2023. Nos primeiros oito meses de 2024, o faturamento do setor foi 3,7% maior do que no mesmo período de 2023.

As horas trabalhadas na produção industrial em agosto permaneceram estáveis em relação ao mês anterior, com uma oscilação de 0,1%. Na comparação com o oitavo mês do ano passado, o avanço foi de 4,8%. No acumulado de oito meses de 2024, houve avanço de 3,6% na comparação com o ano anterior.

No caso do emprego industrial, o indicador teve uma variação de 0,4% na passagem de julho para agosto, atingindo o 11º mês consecutivo sem variação negativa. O emprego registra alta de 3,1% na comparação com agosto de 2023 e de 1,9% na comparação do acumulado nos oito primeiros meses de 2024 em relação à 2023.

A massa salarial cresceu 1,5% em agosto, na comparação com o mês anterior. Em relação a agosto de 2023, o avanço foi de 1,7%. Na comparação do acumulado de oito meses de 2024, a alta é de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

O rendimento médio acompanhou o movimento altista e avançou 1,1% em agosto na comparação com julho. Na comparação com agosto de 2023, houve redução de 1,3% no indicador. Ainda assim, no período de janeiro a agosto de 2024 há um avanço de 1,4% em relação ao ano anterior.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria chegou a 79,3% em agosto de 2023, um recuo de 0,1 ponto porcentual (p.p.) em relação ao resultado de julho. Em relação a agosto de 2023, o indicador é um avanço em de 0,7 p.p.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bolsas de NY fecham em baixa com temores geopolíticos e dirigentes do Fed no radar


As bolsas de Nova York fecharam em queda, diante do aumento das tensões no Oriente Médio e sob expectativa de…


As bolsas de Nova York fecharam em queda, diante do aumento das tensões no Oriente Médio e sob expectativa de…

Economia

Banco do Brasil: Aplicativo chega a 24 mi usuários, e crédito via app soma R$ 46 bi este ano


O aplicativo do Banco do Brasil chegou a 24 milhões de usuários pessoas físicas, de acordo com o banco. Neste…


O aplicativo do Banco do Brasil chegou a 24 milhões de usuários pessoas físicas, de acordo com o banco. Neste…

Economia

Entidades questionam rapidez e legalidade de discussão revisão de planos individuais


Diversas entidades de defesa do código do consumidor se mostraram contrárias à audiência pública realizada nesta segunda-feira, 7, pela Agência…


Diversas entidades de defesa do código do consumidor se mostraram contrárias à audiência pública realizada nesta segunda-feira, 7, pela Agência…