Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Famosa marca de leite em pó tem venda proibida pela Anvisa


Por Redação GMC Online, com Agência Estado Publicado 08/10/2024 às 15h58
Ouvir: 00:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da importação, comercialização e distribuição de certos lotes da fórmula infantil (leite em pó) Nutramigen LGG, fabricada pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition, nos Estados Unidos. A medida foi tomada para proteger a saúde das crianças diante da suspeita de contaminação bacteriana.

anvisa leite
Foto: Freepik

Suspeita de Contaminação por Cronobacter Sakazakii

A suspensão está relacionada ao possível risco de contaminação pela bactéria Cronobacter sakazakii, conhecida por causar infecções graves em bebês. Entre as complicações estão doenças como meningite, enterocolite necrosante e septicemia, especialmente perigosas para recém-nascidos e crianças com sistema imunológico fragilizado.

A decisão de suspender os lotes foi tomada de forma preventiva, como um ato de precaução para evitar que os produtos contaminados cheguem ao consumidor brasileiro. A Anvisa reforçou que seu objetivo principal é garantir a segurança alimentar e proteger a saúde pública.

Lotes de leite atingidos pela suspensão da Anvisa

Os lotes específicos do Nutramigen LGG afetados pela decisão são:

  • ZL3FHG
  • ZL3FMH
  • ZL3FPE
  • ZL3FQD
  • ZL3FRW
  • ZL3FX

Esses lotes possuem códigos de barras 300871239418 e 300871239456, com validade até 01/01/2025. Embora não tenham sido identificados no Brasil, esses lotes foram distribuídos em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha e Reino Unido.

“Até o momento, não foi identificada pela Anvisa a exportação desses lotes ao Brasil. Os últimos dados divulgados pela FDA (órgão governamental dos EUA) informam que esses produtos foram exportados para os seguintes países: Argentina, Bélgica, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Irlanda, Israel, Jamaica, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Espanha, Reino Unido e Venezuela”, diz a Anvisa em publicação.

Os pais e cuidadores devem estar atentos aos lotes e verificar o código de barras e a validade dos produtos Nutramigen LGG em sua posse. Caso o lote seja um dos mencionados, é importante interromper o uso imediatamente.

A Cronobacter sakazakii representa um grande risco para bebês e recém-nascidos, sendo necessário adotar medidas preventivas rigorosas para garantir a segurança das crianças.

Orientações para o uso de fórmulas infantis de maneira segura

– Somente utilize fórmulas infantis com orientação de um profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista, de acordo com a Anvisa. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os seis meses de vida;

– Leia todas as instruções de preparação presentes no rótulo;

– A correta higienização de utensílios que entram em contato com a fórmula, como mamadeiras, copos e colheres, é fundamental para garantir a segurança do produto;

– Além disso, deve-se sempre realizar a diluição na quantidade adequada e na temperatura segura (70ºC), que garante o menor risco de contaminação por microrganismos perigosos, como bactérias do gênero Cronobacter e Salmonella.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação