Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Conheça o segredo da cidade de 2 mil habitantes, eleita a melhor do Paraná para morar


Por Redação GMC Online Publicado 19/10/2024 às 08h35
Ouvir: 00:00

Miraselva, na Região Metropolitana de Londrina, é a melhor cidade do Paraná para morar, segundo um levantamento recente feito pela Gazeta do Povo. O município recebeu uma nota acumulada de 7,35 pontos de 10 possíveis, com base em 21 indicadores – leia aqui para entender como a nota foi calculada e veja a posição de Maringá no ranking.

image
Miraselva, a melhor cidade do Paraná para morar, segundo levantamento | Foto: Prefeitura de Miraselva

Miraselva também ocupa o 16º lugar no ranking nacional de melhores cidades para se viver – que inclui todos os 5.570 municípios brasileiros. Ao todo, o Paraná teve seis cidades entre as 100 primeiras. A nota média dos municípios paranaenses foi de 5,90, acima da média nacional, de 5,64.

Com 2.008 habitantes, somente quatro cidades paranaenses têm menos moradores que Miraselva, sendo um verdadeiro refúgio de sossego. Assim, administrar um município desse porte parece ser uma tarefa mais fácil, mas que requer empenho da mesma maneira. Ao GMC Online, o atual prefeito, Rogério Aparecido da Silva “Roxinho” (União Brasil), salientou os quesitos que mais se destacam na administração da cidade:

“A gente fez muito trabalho em cima da saúde. Nossa saúde, graças a Deus, é a melhor da 17ª Regional de Saúde, de Londrina. E através disso nós fizemos vários trabalhos com crianças, idosos e a gente tá chegando nesse patamar. E a gente também dá muito incentivo, a gente não tem indústria na cidade, mas a gente dá o suporte para o pessoal trabalhar fora, com transporte. Então se torna uma cidade com segurança, sabe? Bastante suporte para eles [população]. Então por isso se tornou uma cidade boa para se morar, para se viver”, diz o prefeito.

A vida em Miraselva

Segundo o levantamento, há cerca de 30 ruas na área urbana de Miraselva, asfalto em bom estado, avenidas bem cuidadas e arbustos nos canteiros centrais das avenidas. No Cadastro Único dos Programas Sociais, mantido pelo governo federal, não há registro de famílias sem teto no município.

A pesquisa ainda destaca que o Brasil teve 52.391 homicídios em 2022, e nenhum deles aconteceu em Miraselva. Das 33.813 mortes em acidentes de trânsito em 2021, nenhuma foi registrada na cidade, assim como nenhum dos 15.507 suicídios ocorridos em 2021.

De acordo com o levantamento, os dados mais recentes mostram que o município teve apenas uma morte anual evitável (indicador que mede a qualidade da assistência à saúde). Mesmo quando se leva em conta o tamanho da população, o desempenho de Miraselva é muito superior à média, o que atrai moradores de outras cidades.

A relevância do município no cenário paranaense – e nacional – com os bons índices sociais virou motivo de orgulho para o prefeito.

“É muito gratificante para a gente. Sinal que a gente vem fazendo um bom trabalho na administração. Com vários setores, educação, saúde, segurança pública. Isso aí para a gente se torna muito gratificante. E um trabalho constante, correndo cada vez mais atrás de recursos. Coloquei asfalto, 100% da cidade é asfaltada. Na agricultura, a gente dá muito suporte e apoio para os pequenos produtores rurais, que é a economia de regime familiar. A gente dá muito suporte para os aposentados. Então, é muito gratificante para a gente mesmo, sabe? Saber que a gente se tornou uma das melhores cidades do Brasil para morar”, conta.

Desafios

O primeiro lugar no ranking, porém, não faz de Miraselva um lugar perfeito. Conforme o levantamento, a gestão do serviço municipal de água e esgoto, por exemplo, passou por fiscalizações recentes que apontaram uma série de não conformidades.

Apesar de ter quase 17% da população ocupando algum posto de trabalho, segundo dados disponíveis no IBGE, a geração de empregos é alvo de críticas, como a feita pela cuidadora Naiara Silvestre. “Aqui na região tem frigoríficos e usinas de cana de açúcar, e é só. Falta emprego aqui na cidade”, apontou. Atualmente, a economia miraselvense se concentra nos setores da pecuária e da agricultura, principalmente com a cana de açúcar.

À Gazeta do Povo, Rogério Aparecido da Silva explicou que estão sendo tomadas medidas de atração de empresas e indústrias para Miraselva. Segundo ele, há terrenos e barracões disponíveis no município, mas que o foco não é concorrer com grandes cidades da região por grandes indústrias, como Londrina e Arapongas. “O objetivo é incentivar os nossos moradores a começarem o próprio negócio por aqui. E, uma vez iniciado, temos que dar condições para que essas pequenas empresas e indústrias cresçam, gerando empregos locais, para que as pessoas não precisem sair daqui para trabalhar”, explicou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação