AMP abre em Maringá ‘caravana’ com prefeitos eleitos e reeleitos
As eleições de 2024 desenharam um novo mapa político no Paraná, por isso, uma caravana vai percorrer o estado para orientar novos gestores sobre mudanças nas regras de prestação de contas, que ficaram mais rigorosas. Três cidades ainda decidem em segundo turno.
O estado é o que mais reelegeu gestores municipais: 226, diz o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Edimar Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão.
“No Paraná hoje nós temos 170 novos prefeitos. Alguns estão retornando e outros assumindo pela primeira vez seu mandato. Nós tivemos 226 que foram reeleitos no estado do Paraná e três cidades ainda têm segundo turno, é o caso de Londrina, Ponta Grossa e Curitiba […] Também tivemos um aumento esse ano, a nível nacional, que eu estou como secretário nacional, o aumento de prefeitas eleitas. No ano passado, nós tivemos, nessa gestão que está terminando, 600 prefeitas que estavam eleitas. E para o próximo mandato nós já temos 724 e podemos chegar a 746 devido ao segundo turno ainda dos municípios” explica Edimar Santos.
E os prefeitos que estão chegando já estão preocupados com as novas regras de prestação de contas estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado. Orientar os novos gestores é o principal objetivo da Caravana da AMP que começou nesta quinta-feira, 24, em Maringá e vai percorrer todo o Paraná.
“Novo sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas, que é o Progov, que teve muitas alterações, que não tem tantos recursos, e que no qual a prestação de contas agora dos seus prefeitos municipais dos municípios terá uma menção em importância maior nas câmaras de vereadores. E a preocupação dos prefeitos é que nas câmaras você tem mais um julgamento político do que propriamente técnico. E no qual hoje a gente, informando aqui aos prefeitos, dando essas orientações, porque a partir de agora as contas dos municípios terão, por exemplo, um relatório da diretora da escola. […] Nosso objetivo aqui é orientar para que os prefeitos tenham, a partir do ano que vem, equipes realmente técnicas, que tenham orientações importantes, que a educação, a saúde, assistência social e os indicadores tenham uma atenção toda especial” ressalta.
A caravana pretende orientar também as transições de governo e a prestação de contas dos prefeitos que estão saindo. O prefeito Ulisses Maia é o anfitrião.
“A prefeitura de Maringá participa junto com a MP da organização desse evento, que reúne as prefeituras de todo o Paraná, porque Maringá é uma cidade bem estruturada. Ela já tem as suas condições de fazer esse fechamento de mandato e transição de forma tranquila. Mas tem muitas cidades menores que a realidade é muito diferente […] Então é muito importante, eu defendo que cada vez haja maior burocratização, maior controle dos órgãos como Tribunal de Contas, Ministério Público, para que as coisas aconteçam sempre de forma normal e aí com isso a população acaba ganhando”, diz o atual prefeito.
O prefeito eleito Silvio Barros também participa do evento. Ele disse que pretende incluir Maringá em associações internacionais de municípios.
“Nós entendemos que Maringá alcançou um patamar de referência em gestão pública, em planejamento urbano, numa série de setores. Aliás, aqui no Brasil a gente já é reconhecido, mas nós temos muito para ensinar. O CLG é a ONU dos municípios. É uma organização global que reúne os municípios, os governos locais e trata de questões que são relevantes para o mundo todo, para todas as cidades do mundo. Eu já tive a oportunidade de ser consultor dessa organização e eu sei o que ela pode oferecer para a gente. E Maringá tem não só a oportunidade de aprender mais, como também nós temos obrigação de ensinar o que a gente já sabe”, afirma Silvio Barros.
Quatro associações regionais de municípios do norte e noroeste participam do evento.