Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de novembro de 2024

Inmet emite alerta vermelho de tempestades para cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; veja a rota da chuva


Por Redação GMC Online Publicado 24/10/2024 às 14h06
Ouvir: 00:00

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para tempestades severas que atingirão parte da Região Sul do Brasil nesta quinta-feira, 24. A previsão inclui chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm em um único dia, ventos com velocidade superior a 100 km/h e queda de granizo. O alerta teve início às 7h30 e se estende até às 17h do mesmo dia, com potencial para causar sérios danos em várias áreas.

image
Foto: Gilson Abreu/AEN

De acordo com o Inmet há grande risco de danos estruturais em edificações, cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, causando também transtornos no transporte rodoviário. As autoridades recomendam cautela e atenção redobrada durante esse período de forte instabilidade.

Em caso de tempestades, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Se houver risco de enxurrada, documentos e objetos de valor devem ser protegidos em sacos plásticos. Diante de uma situação de grande perigo, é essencial buscar abrigo imediatamente e evitar permanecer ao ar livre. Para mais informações e suporte, as pessoas devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Outras cidades do Paraná têm alerta laranja – veja.

Ciclone: Veja a rota dos temporais

De acordo com a meteorologista da MetSul Estael Sias, da Metsul Meteorologia, a instabilidade é reflexo de um ciclone se forma nesta quinta-feira ao longo do dia sobre o Uruguai e vai gerar uma onda de tempestades no Sul do Brasil.

Segundo a Metsul, até o início da tarde, a instabilidade avança rapidamente por todo o Rio Grande do Sul. Até o meio da tarde, grande parte do território gaúcho já estará sob influência de chuvas e com risco de temporais isolados. Especialistas alertam que o maior risco de fenômenos mais severos se concentrará em áreas onde o calor prevalecer antes da chegada das chuvas, como a Metade Norte e o Leste, incluindo regiões como Noroeste, Missões, Alto Jacuí, Planalto Médio, Grande Porto Alegre e Serra.

À medida que a tarde avança, a linha de tempestades se desloca para Santa Catarina e Paraná, levando chuvas fortes e rajadas de vento. As condições meteorológicas indicam a possibilidade de granizo e vendavais isolados nessas áreas, sendo o risco mais significativo em pontos localizados. Veja mais aqui.

Cidades do Paraná em alerta vermelho

image
Foto: Inmet
Ampére
Barracão
Bela Vista da Caroba
Bom Jesus do Sul
Bom Sucesso do Sul
Clevelândia
Enéas Marques
Flor da Serra do Sul
Francisco Beltrão
Manfrinópolis
Mariópolis
Marmeleiro
Nova Esperança do Sudoeste
Pato Branco
Pérola d’Oeste
Pinhal de São Bento
Planalto
Pranchita
Realeza
Renascença
Salgado Filho
Salto do Lontra
Santa Izabel do Oeste
Santo Antônio do Sudoeste
Verê
Vitorino

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação