Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

As ilusões do ‘sonho americano’ em três filmes da Mostra de SP


Por Agência Estado Publicado 29/10/2024 às 07h01
Ouvir: 00:00
client-dark-vip-cinema-studio
Foto: Ilustrativa/Freepik

Muita gente literalmente se mata para entrar nos Estados Unidos. O país serve de modelo a outros povos, como acontece, de maneira acrítica, aqui mesmo no Brasil. No entanto, o tal “sonho americano”, qual uma ilusão coletiva, parece em crise. Ao menos é o que se deduz de alguns filmes presentes à 48ª Mostra de Cinema de São Paulo, que termina na quarta, 30.

A começar pelo badalado Anora, de Sean Baker, Palma de Ouro em Cannes, ao retratar a vida de uma garota de programa de origem russa, Ani, ou Anora (Mikey Madison), que exerce a profissão em Nova York e vive uma espécie de Uma Linda Mulher às avessas. Essa anti-Cinderela conhece um playboy russo, Ivan (Mark Eydelshteyn), desmiolado filho de um oligarca do pós-comunismo, e engata com ele um namoro que termina em casamento em Las Vegas.

Mas a história não termina aí, como poderão ver os espectadores desse filme dirigido por um cineasta que adora trabalhar com as margens da sociedade de seu país – vide os anteriores Tangerine e Projeto Flórida.

O questionamento da ilusão americana prossegue com A Cozinha, do mexicano Alonso Ruizplacios, que transforma os bastidores de um restaurante em Manhattan numa espécie de microcosmo ao retratar a vida de imigrantes hispânicos na “terra das oportunidades”.

O filme é coral, isto é, distribuído em uma série de papéis que têm sua função dramática: há o negro americano que convive com seus companheiros de origens diversas, homens e mulheres vindos de vários países. Mas, se existe um polo narrativo, este é composto pelo casal Pedro (Raúl Briones) e Julia (Rooney Mara). Ele, cozinheiro temperamental vindo do México; ela, uma loira anglo-saxã de vida problemática, ambos vivendo um tormentoso caso de amor. O sonho se rompe num caso individual que vale como reflexão coletiva sobre uma situação de alta instabilidade.

Ruizpalacios, diretor de filmes como Güeros e O Museu, retrata com agudeza essas relações de exploração entre patrões e empregados fragilizados por não terem documentação legal. Elege esse polo assimétrico – a relação entre Pedro e Julia – como estopim de todas as contradições que encontram na cozinha do restaurante seu palco privilegiado.

PÓS-GUERRA

Outro exemplo é O Brutalista, de Brady Corbet, que, em suas 3h37 de duração, traz a saga nada heroica de László Tóth (Adrien Brody), imigrante húngaro que parece ter tirado a sorte grande ao poder usar, em terra americana, seu talento de arquiteto formado pela Bauhaus. Ele chega antes, no imediato pós-guerra, e tenta trazer da Europa para os EUA sua esposa Erzsébet (Felicity Jones). Trabalha para um milionário temperamental e racista, Len Van Buren (Guy Pearce), que o contrata para erigir um monumental centro de cultura em homenagem à mãe recém-falecida.

O filme é grandioso – tanto nos acertos quanto nos vacilos -, mas, considerações estéticas à parte, é um valioso testemunho de tudo o que exige uma terra de eleição dos seus novos moradores, vindos de países empobrecidos ou destroçados por uma guerra. Como definiu uma das personagens: “Este país (os EUA) nos apodrece por dentro”.

Um quarto exemplo seria o distópico Megalópolis, de Francis Ford Coppola, que fecha a Mostra na quarta, com a presença do diretor, e estreia nos cinemas no dia seguinte. Pelo que se sabe, Coppola, autor da trilogia O Poderoso Chefão e do alucinante Apocalipse Now, compara a decadência do sonho americano à queda do império romano. É um projeto de 40 anos, que ninguém quis financiar e foi bancado pelo próprio diretor.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Novas imagens mostram estudante de Medicina dando tapa em viatura da PM e sendo perseguido


Novas imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o estudante de medicina Marco Aurélio Acosta, de…


Novas imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o estudante de medicina Marco Aurélio Acosta, de…

GMC+

‘Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa’, diz Angelina Jolie sobre maternidade


Angelina Jolie falou sobre o papel que a maternidade ocupa na sua vida. A atriz de 49 anos é mãe…


Angelina Jolie falou sobre o papel que a maternidade ocupa na sua vida. A atriz de 49 anos é mãe…

GMC+

Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum é prorrogada em São Paulo


Presente no imaginário de muita gente, o Castelo Rá-Tim-Bum completou 30 anos e ganhou uma exposição em São Paulo. A…


Presente no imaginário de muita gente, o Castelo Rá-Tim-Bum completou 30 anos e ganhou uma exposição em São Paulo. A…