Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

31 de outubro de 2024

Paraná tem 5 cidades entre as 25 melhores do Brasil, aponta ranking


Por Redação GMC Online Publicado 31/10/2024 às 14h58
Ouvir: 00:00

Municípios do Paraná são destaque um em ranking que aponta as melhores cidades brasileiras. A sexta edição do estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM), lançado pela Macroplan, mostra quais municípios entregaram melhores resultados em quatro áreas que estão sob influência da gestão municipal – saúde, educação, segurança e saneamento & sustentabilidade. O estudo analisa a evolução de indicadores oficiais das quatro áreas nos 100 maiores municípios do país, entre 2010 e 2023, aferindo o legado de várias administrações.

melhores cidades do paraná
Fotos: AEN e Prefeituras Municipais

O levantamento aponta que Maringá ocupa a primeira posição do ranking pela terceira vez consecutiva. Além da Cidade Canção, outras quatro municípios do Estado do  Paraná estão entre as 25 primeiras  posições no ranking geral: Curitiba ( 5ª posição), Cascavel (6ª ), Londrina (18ª) e São José dos Pinhais (19ª).  VEJA NO FIM DA REPORTAGEM O RANKING COMPLETO.

Os municípios de São José dos Pinhais e Cascavel se destacam entre as 100 pelas maiores variações positivas verificadas no ranking geral entre 2010 e 2023, tendo avançado respectivamente 42 e 37 posições neste ranking no período

O desempenho global da gestão de cada cidade é avaliado por um índice sintético, composto por uma cesta de 15 indicadores de todas as áreas analisadas, o IDGM – Índice Desafios da Gestão Municipal. O IDGM varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.

Para o diretor para infraestrutura e investimentos da Macroplan, Fabio Ono, as cidades precisam avançar na gestão e inovar para lidar com a escassez de recursos e a demanda da sociedade por mais e melhores serviços. “O Brasil sempre foi conhecido pela elevada desigualdade que se reflete no desempenho dos municípios. O estudo aponta resultados muito distintos entre municípios com tamanho de população similar dentro de uma mesma região.Gerir com base em evidências, trabalhar em cooperação com outros entes da Federação, buscar as boas práticas de outras cidades e dar continuidade às políticas públicas exitosas é fundamental para evoluir de forma mais acelerada, evitando desperdícios de recursos e reduzindo desigualdades”, afirma.

Rankings por área: cidades do Paraná também se destacam entre as melhores

Além do ranking geral, a pesquisa da Macroplan aponta a posição das cidades segundo os resultados entregues à população em área essenciais e mapeia os principais desafios que os prefeitos eleitos terão à frente do mandato.

No ranking da área de Educação – que reúne indicadores de matrículas em creche, matrículas em pré-escola, IDEB Ensino Fundamental I e IDEB Ensino Fundamental II, ambos da rede pública – quatro cidades do estado do Paraná estão entre as 25 melhores colocações no ranking da área: Maringá ( 2ª), Foz do Iguaçu (9ª),  Londrina (18ª) e Curitiba (21ª) .  Entre 2010 e 2023,Foz do Iguaçu avançou 31 posições e Cascavel avançou 24 posições no ranking da área ficando entre as cinco cidades com as maiores variações positivas no campo da Educação  no período.

image (2)

No ranking da área de Saúde – que reúne os indicadores de mortalidade infantil, acesso à assistência pré-natal, atenção básica à saúde e mortalidade prematura por doenças crônicas – quatro municípios do estado do Paraná ficam nas melhores colocações: Maringá ( 1ª), São José dos Pinhais ( 3ª), Cascavel (5ª) e Curitiba (7ª).

image

Entre as 100 cidades avaliadas por serviços prestados no campo do Saneamento e Sustentabilidade, composto pelos indicadores de acesso da população aos serviços de esgoto, água e lixo, seis municípios paranaenses ficam novamente nas primeiras colocações:  Maringá (1ª), Curitiba (2ª) , Cascavel (4ª), Londrina ( 11ª),  Ponta Grossa (14ª), Foz do Iguaçu (16ª). A cidade de Cascavel registra a 4ª maior variação positiva  e São José dos Pinhais fica em 5ª colocação em avanços registrados no ranking da área de Saneamento entre 2020 e 2023

image (3)

A área de Segurança, que reúne indicadores de homicídios/por 100.000 habitantes e mortes violentas no trânsito,  se apresenta como a de maiores desafios para os municípios do estado. Enquanto Maringá está na 44ª colocação, Curitiba ocupa a 51ª posição no ranking da área:Com o agravamento da taxa de homicídios, Maringá perdeu 5 posições nesta área entre 2010 e 2023. Já Curitiba melhorou sua posição na área, avançando 17 posições desde 2010.

VEJA QUAIS SÃO AS 100 MELHORES CIDADES DO BRASIL PARA VIVER

image (4)
image (5)
image (6)
image (7)

Com assessoria de imprensa

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação