Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de novembro de 2024

Corinthians sofre virada em 16 minutos, perde para o Racing e está fora da Sul-Americana


Por Agência Estado Publicado 31/10/2024 às 23h36
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução

O Corinthians tem apenas o Brasileirão no restante da temporada 2024. O time foi eliminado da Copa Sul-Americana pelo Racing após perder de virada, nesta quinta-feira, por 2 a 1, no estádio El Cilindro, na Argentina. Após abrir o placar com um começo avassalador, a equipe de Ramón Díaz sentiu o baque, tomou a virada e não conseguiu reagir com pouco mais da metade da partida pela frente.

A final reunirá Racing e Cruzeiro, que eliminou o Lanús, no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai, em 23 de novembro. A Conmebol ainda não definiu o horário da partida. De qualquer forma, o campeão será inédito. A Argentina pode chegar ao 10º título, enquanto o Brasil busca o 6º.

Virando a chave para o Brasileirão e tentando continuar fora da zona de rebaixamento, o Corinthians tem pela frente o clássico contra o Palmeiras, na segunda-feira, às 20h, na Neo Química Arena. André Ramalho deve ser desfalque, após ser suspenso pelo STJD por acertar o rosto de Luciano, do São Paulo. O clube tenta um efeito suspensivo.

O ambiente que o Corinthians encontrou em Avellaneda foi semelhante ao que viveram Atlético-MG e Botafogo em Buenos Aires e Montevidéu, respectivamente, nesta semana, pela Libertadores. A torcida do Racing compareceu em peso, com sinalizadores, fumaça e cânticos ininterruptos para pressionar os visitantes.

O time paulista tentou não se intimidar, ainda mais com a necessidade de garantir o placar. Com menos de um minuto a bola já rondou a área do Racing. Memphis e Yuri Alberto mostraram que iriam alternar-se em levar perigo ao adversário. Revelou-se, nos instantes iniciais, a estratégia de Ramón Díaz em manter a posse de bola para evitar ser atacado.

Deu certo. Com 5 minutos, Yuri Alberto tabelou com Memphis. O holandês emulou Sócrates com um passe de calcanhar para o companheiro. Yuri, então, quis referenciar Casagrande e tirou, sem ângulo, na saída do goleiro Arias para colocar o Corinthians na frente.

Somente depois ver o placar ser aberto, o Racing conseguiu manter a posse da bola. Félix Torres vacilou com uma falta no campo de defesa e deu aos argentinos uma chance de alçar a bola na área corintiana. A postura do time brasileiro já era diferente, mais postado na defesa, após abrir a vantagem.

A cautela, contudo, não se instaurou de modo permanente. O Corinthians soube buscar ataques para mostrar que queria mais. O momento defensivo ganhou destaque pelo funcionamento coletivo, sem ser apenas uma retranca, mas um bloco que incluía os meias e marcava alto.

Assim o time conseguia sair rápido para contra-ataques quando recuperava a bola, e com vantagem numérica. Foi assim que Garro saiu cara a cara com Arias, aos 22 minutos. Ele tinha Yuri Alberto como opção para ficar sozinho com o gol aberto, mas preferiu tentar o chute. O goleiro argentino salvou.

Quatro minutos depois, o Racing deu a primeira finalização. Ampliar o placar fez falta aos 33, quando Salas cruzou, e a bola bateu no braço de Matheuzinho. O árbitro chileno Felipe González apitou e indicou a marca da cal para a primeira grande comemoração do El Cilindro. Quando Quintero bateu o pênalti no meio do gol, com Hugo caído para o lado esquerdo, veio o segundo brado. Estava tudo igual.

Não foi apenas o psicológico do Corinthians que se desestabilizou. O sistema defensivo tinha uma cratera entre si quando a um lançamento do Racing permitiu Quintero entrar sozinho na área para marcar o segundo e virar a partida, aos 38.

O segundo tempo começou mais com o Racing em defesa do que o Corinthians no ataque. O time paulista tinha dificuldade de quebrar linhas e, mesmo com a bola, via os lances morrerem sem conclusão. Os argentinos restringiram-se a contra-ataques, até quase ampliando com Salas.

Ramón Díaz lançou Talles Magno na tentativa de quebrar o bloqueio do Racing. A pressão continuou, mas foi mantida a retranca argentina. O campo parecia estar reduzido à metade de ataque do Corinthians. Romero foi mais uma peça para pressionar, deixando o ataque corintiano com quatro integrantes.

Isso mudou quando Coronado entrou no lugar de Memphis. A impressão, porém, é que poderiam ser três, quatro ou cinco jogadores de frente, e a diferença seria pequena. A noite virou totalmente da defesa argentina, que classificou o Racing à final.

FICHA TÉCNICA

RACING 2 X 1 CORINTHIANS

RACING – Arias; Di Césare, Sosa e Basso; Martirena, Quintero (Vietto), Nardoni, Almendra (Zuculini) e Rojas; Martínez (Solari) e Salas (Roger Martínez). Técnico: Gustavo Costas.

CORINTHIANS – Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, André Ramalho e Bidu; José Martínez (Ángel Romero), Charles (Breno Bidon), Carrillo (Alex Santana) e Rodrigo Garro (Talles Magno); Memphis Depay (Igor Coronado) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.

GOLS – Yuri Alberto, aos 5, e Quintero, aos 35, e aos 38 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Félix Torres e Breno Bidon (Corinthians) e Basso e Rojas (Racing).

ÁRBITRO – Felipe Gonzalez (CHI)

PÚBLICO E RENDA – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Brasil vence o Panamá e fecha janela das Eliminatórias da Americup com 100% de aproveitamento


Com a classificação já garantida paera a edição 2025 da Americup, a seleção brasileira masculina de basquete não teve dificuldades…


Com a classificação já garantida paera a edição 2025 da Americup, a seleção brasileira masculina de basquete não teve dificuldades…

Esportes

Emboscada de torcedores do Corinthians a vascaínos tem com sete detidos na Neo Química Arena


Torcedores do Corinthians realizaram uma emboscada contra vascaínos neste domingo, antes da partida entre as equipes, pelo Campeonato Brasileiro. De…


Torcedores do Corinthians realizaram uma emboscada contra vascaínos neste domingo, antes da partida entre as equipes, pelo Campeonato Brasileiro. De…

Esportes

Ceará empata com o Guarani e tem ajuda do Goiás para conquistar o acesso na Série B


O Ceará está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro após dois anos. Apesar de depender apenas de sua…


O Ceará está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro após dois anos. Apesar de depender apenas de sua…