Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de novembro de 2024

Projeto verão: saiba como evitar lesões na prática de atividade física


Por Redação GMC Online Publicado 16/11/2024 às 12h13
Ouvir: 00:00

Com a chegada do verão, muitas pessoas que passaram o ano sedentárias decidem mudar os hábitos e começam a praticar exercícios físicos. No entanto, essa mudança repentina na rotina pode aumentar os riscos de lesões ortopédicas, especialmente no joelho e tornozelo.

image
Foto: Reprodução

Canizares, separou três dicas essenciais para uma prática esportiva segura. Confira:

1. Avalie sua saúde

O primeiro conselho para qualquer pessoa que deseja começar ou retornar a praticar atividade física é saber como está a saúde do seu corpo. O ideal é passar pelo médico para descartar doenças cardíacas ou condições pré-existentes que possam ser agravadas dependendo da atividade escolhida.

“Conversar com o seu médico antes de iniciar uma atividade física não é apenas um pré-requisito para se matricular em academias que exigem atestados de saúde. A ideia dessa consulta inicial é que médico e paciente possam escolher juntos quais os esportes mais adequados, de acordo com as suas condições físicas”, explica Bruno.

De acordo com o ortopedista, pessoas com comorbidades, doenças ou lesões anteriores não estão impedidas de se exercitar. Porém, ele reforça a necessidade de adaptar o exercício e também de ter um bom profissional auxiliando durante a prática.

2. Fortaleça os músculos

Se você é uma pessoa sedentária, comece incluindo exercícios de fortalecimento muscular na sua rotina de treinos, mesmo que a atividade escolhida seja aeróbica, por exemplo. Pessoas que não praticam nenhum tipo de exercício apresentam fraqueza muscular e falta de flexibilidade: dois fatores fundamentais no aumento de riscos de lesões.

“As lesões mais comuns nestes casos incluem as musculares e nos joelhos, além de entorses no tornozelo. A maioria é causada por movimentos bruscos, sobrecarga e falta de preparação adequada. Por isso, a importância de fortalecer os músculos, realizar alongamentos de aquecimento e, principalmente, respeitar os limites do seu corpo”, explica Bruno.

As informações são do Metrópoles. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é encontrado morto em poço de elevador de shopping de Curitiba


Um homem foi encontrado na quinta-feira, 14, morto no poço de elevador de um shopping em Curitiba, no Paraná. De…


Um homem foi encontrado na quinta-feira, 14, morto no poço de elevador de um shopping em Curitiba, no Paraná. De…